Felipe Neto e Bolsonaro figuram em lista dos 100 mais influentes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Felipe Neto e Jair Bolsonaro foram os únicos brasileiros a compor a lista da “Time” com as cem pessoas mais influentes do mundo. O influenciador digital, que tem 52,4 milhões de seguidores nas redes, e o presidente Bolsonaro, com 6,6 milhões, têm, como se sabe, posições políticas opostas.

Na lista, o presidente Jair Bolsonaro está na categoria Leaders ao lado de nomes como Xi Jinping, Joe Biden, Trump, Angela Merkel. Veja um trecho do texto sobre Bolsonaro, escrito pelo jornalisa Dan Stewart, para a revista: “A história do ano no Brasil pode ser contada em números: 137.000 vidas perdidas para o coronavírus. A pior recessão em 40 anos. Pelo menos cinco ministros demitidos do Gabinete. Mais de 29.000 incêndios na floresta amazônica somente em agosto. Um presidente cujo ceticismo teimoso sobre a pandemia e indiferença à espoliação ambiental elevou todos esses números.”

Já Felipe Neto, na categoria Icons, é acompanhado por Amy O’Sullivan, Angela Davis, Chi Cha-Wei e os fundadores do movimento Blacks Lives Matter, entre outros. O texto sobre Felipe Neto para a revista americana foi escrito pelo jornalista David Miranda. Um trecho: “Quando Felipe Neto fala, milhões ouvem. E sua voz agora justa e politizada ressoa poderosamente em um país cuja democracia está em perigo. (…) Em maio, o vídeo de Neto denunciando outros influenciadores que permanecem em silêncio sobre o autoritarismo de Bolsonaro foi visto por milhões. Em julho, ele detalhou como Bolsonaro tem sido o líder mais destrutivo do mundo na pandemia COVID-19 em um vídeo para o ‘New York Times’.”

Como se sabe, Felipe Neto, que também é empresário, virou alvo de fake news da extrema direita recentemente. Ano passado, depois que fez história ao distribuir gratuitamente os 14 mil exemplares de temática LGBTQI+ censurados durante a Bienal do Livro no Rio, recebeu uma enxurrada de ameaças gravíssimas, a ponto de ter que tirar a família do país. Felipe Neto se transformou em um líder nato de oposição, que luta a favor da democracia e contra o governo Bolsonaro.

O Globo