Fux não aceitaria processo sobre reeleição de Maia e Alcolumbre

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Givaldo Barbosa | Agência O Globo

Interlocutores do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, garantem que o recado dado por ele em sua posse para que políticos resolvam seus problemas dentro de casa não ficará só no discurso. Colegas de Fux acreditam que ele vai colocar em prática sua fala e barrará a admissibilidade de várias questões vindas do Executivo e Legislativo, sem chegar a distribuí-las para outros ministros.

Segundo pessoas próximas ao novo presidente do STF, ele seguiria essa linha, por exemplo, em relação à reeleição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se estive no comando da corte quando a questão chegou ao Supremo. Ministros afirmaram que Fux já deu sinais claros de que, em seu entendimento, a questão deveria ser resolvida pelo próprio Legislativo. O tema já está no STF e tem Gilmar Mendes como relator.

— Tanto quanto possível, os poderes Legislativo e Executivo devem resolver interna corporis seus próprios conflitos e arcar com as consequências políticas de suas próprias decisões. Imbuído dessa premissa, conclamo os agentes políticos e os atores do sistema de justiça aqui presentes para darmos um basta na judicialização vulgar e epidêmica de temas e conflitos em que a decisão política deva reinar —, afirmou Fux, em sua posse na quinta-feira passada.

O Globo