Maia defende Eduardo Paes de acusações da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Luísa Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira que Eduardo Paes será prefeito do Rio de Janeiro e que a investigação contra o pré-candidato do DEM “certamente” será arquivada.

Ontem, Paes foi alvo de um mandado de busca e apreensão e virou réu por crimes de corrupção, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

“Eduardo Paes é o candidato do DEM, é nosso candidato e vai ser o próximo prefeito do Rio de Janeiro para que o Rio possa sair do fundo poço que chegou”, disse Maia ao deixar a Câmara dos Deputados.

Ao ser indagado sobre as denúncias contra o correligionário, o parlamentar do DEM disse acreditar que o caso será arquivado. “Nós vivemos em uma democracia. Ele vai se defender e certamente vai ser arquivado”.

Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, Paes recebeu em torno de R$ 10,8 milhões em vantagens indevidas, entre 4 de junho e 19 de setembro de 2012, durante a campanha à reeleição daquele ano. Os investigadores contaram com informações prestadas por Renato Pereira e pelos executivos da Odebrecht, que firmaram acordo de colaboração premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso remonta a delações de até três anos atrás, e a denúncia que o torna réu ocorreu seis dias depois que Paes teve seu nome confirmado pelo DEM como candidato.

Ontem, o ex-prefeito, por meio de nota, disse estar “indignado” pela ação do MP “às vésperas das eleições para a Prefeitura do Rio”. Paes afirmou se tratar de uma “tentativa clara de interferência do processo eleitoral – da mesma forma que ocorreu em 2018 nas eleições para o governo do Estado.”

Valor Econômico