Ricardo “boiada” Salles ataca Leonardo DiCaprio
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles mandou uma mensagem marcando o ator Leonardo DiCaprio no Twitter, nesta quinta-feira. No texto escrito em inglês, ele sugere que o americano faça parte do projeto ‘Adote um Parque’, onde pessoas e empresas podem ajudar a preservação da Amazônia fazendo doações. No final do texto, o ministro questiona: “Você vai por seu dinheiro onde está a sua boca?”
A provocação veio após o ator publicar em suas redes um vídeo da organização Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que denuncia queimadas na Amazônia e afirma que o presidente Jair Bolsonaro permite a prática. A produção termina com um questionamento: ‘De que lado você está? Do Bolsonaro ou da Amazônia?’.
Junto com a mídia, Leonardo publicou hashtags com as mensagens ‘corte o financiamento a Bolsonaro’ e ‘Amazônia ou Bolsonaro’.
#DefundBolsonaro #AmazonOrBolsonaro #WhichSideAreYouOn https://t.co/Q1DtSSrhzg
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) September 9, 2020
Salles respondeu à postagem divulgando seu novo projeto de preservação para a área, lançado em julho, onde pessoas físicas e jurídicas podem adotar um dos 132 parques da Amazônia, doando a quantia de 10 euros por hectare por ano. O valor corresponde a aproximadamente R$ 62,60, no câmbio de hoje de R$ 6,26.
‘Querido @LeoDiCaprio, o Brasil está lançando o projeto de preservação ‘Adote um Parque’ que permite a você ou qualquer outra empresa ou indivíduo escolher um dos 132 parques da Amazônia e patrociná-lo diretamente com 10 euros por hectare por ano. Você vai colocar seu dinheiro onde está sua boca?’ , escreveu o ministro.
Dear @LeoDiCaprio Brazil is launching “Adopt1Park” preservation project which allows you or any other company or individual to pick one of the 132 Parks in the Amazon and directly sponsor it at 10 Euros per hectare per year. Are you going to put your money where your mouth is? https://t.co/VMG817oUX8
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 10, 2020