Sherehazade atribui saída do SBT a Velho da Havan

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O caldo entornou no final de junho de 2019, quando o empresário Luciano Hang, num português claudicante, pediu publicamente a demissão de Sheherazade do SBT. Comentando uma notícia sobre demissões no departamento de jornalismo da emissora, um dos mais entusiasmados apoiadores do presidente Bolsonaro escreveu:

“O jornalismo da grande mídia está todo contaminado com ideologias comunistas que destroem o nosso Brasil. Parabéns Silvio Santos. Somos fruto do que plantamos no passado. O povo quer mudanças. Ainda falta mais gente para você demetir (sic). Raquel (sic) é uma delas”.luciano hang

Nenhum dirigente do SBT veio a público comentar a fala de Hang. Para quem observava à distância, passou a impressão que a jornalista não contava mais – se é que algum dia contou – com o apoio da empresa.

Para deixar tudo mais claro, em agosto, menos de dois meses depois de Hang pedir a Silvio para “demetir” Sheherazade, o SBT excluiu a jornalista da apresentação do “SBT Brasil” às sextas-feiras. Sem justificativa, a medida foi entendida como uma punição.

Sheherazade ironizou: “Sextou mais cedo pra mim”. E contou: “Recebi uma determinação da empresa na semana passada. Também fui pega de surpresa, de que estava afastada às sextas-feiras por tempo indeterminado”.

Além de bolsonarista, Hang se tornou nos últimos anos um importante anunciante do SBT, patrocinando programas e apresentadores. Em retribuição, virou figurinha fácil na programação da emissora.

Entre 8 de dezembro de 2018 e agosto de 2019, Hang participou com destaque no “Programa Raul Gil”, “The Noite”, “Programa do Ratinho”, “Programa da Eliana”, “Conexão Repórter” e “Programa Silvio Santos”, sempre apresentado como “um dos maiores empresários do país.” Nenhum outro empresário teve tamanha exposição no SBT neste período.

Agora na primeira semana de setembro de 2020, Sheherazade foi informada que o SBT não vai renovar o seu contrato, que se encerra em 31 de outubro. Foi então que, em entrevista a Leo Dias, ela atribuiu a razão de sua saída ao episódio ocorrido um ano antes.

Leo Dias perguntou: “Em que momento você percebeu exatamente que o futuro no SBT estava próximo de um fim?” E ela disse: “Tem muitas coisas, mas a declaração do dono da Havan, que se autodeclara como ‘véio da Havan’. Ele veio a público pedir a minha cabeça. Ele é um dos maiores patrocinadores do SBT e de outras grandes emissoras também. Então, ali eu já sentia alguma coisa”.

A ser verdade que a pressão de Hang contribuiu para a não renovação do seu contrato, Sheherazade sai do episódio como vítima de uma empresa cada vez mais vinculada ao governo Bolsonaro.

Redação com Uol