Vacina contra covid19 pauta eleição nos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS – DIEGO VARA

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, faz um discurso nesta quarta-feira (16) em Wilmington, seu bastião na Carolina do Norte. O tema da vacina contra a Covid-19, até então monopolizado pelo republicano Donald Trump, está no centro do debate.

O presidente Donald Trump, que vem perdendo espaço segundo as pesquisas de intenção de voto, está apostando todas as suas fichas na possibilidade de seu governo acelerar a produção de uma vacina segura. Com a Covid-19 devastando a economia dos Estados Unidos e levando milhões de famílias a uma crise financeira, a campanha do republicano tem repetidamente anunciado uma possível vacina rápida como salvação.

Mas Biden, que acusa o atual chefe da Casa Branca de mentir para a população, decidiu investir no tema. Após ter consultado especialistas da saúde, o democrata enfatizou que apoia o lançamento rápido de uma vacina. Porém, ele disse que o projeto contará com sua aprovação apenas se for seguro e eficaz e se houver “transparência total” do ponto de vista científico.

Biden, que lentamente tem aumentado suas aparições públicas, incluindo uma viagem à Flórida na terça-feira (15), ainda não conseguiu igualar o fervor que o presidente desperta em seus comícios. Incluir a luta contra a Covid-19 em sua campanha é visto como uma tentativa de inverter essa situação.

Trump insiste que uma vacina estará disponível em “algumas semanas”, mas um especialista do governo alertou na quarta-feira que uma vacina para uso em massa estará disponível, no mínimo, em meados de 2021. Porém, em um fórum na terça-feira, o chefe da Casa Branca insistiu em suas próprias previsões otimistas, dizendo que pode haver uma vacina disponível antes mesmo da eleição, que acontece em 3 de outubro.

“Estamos a apenas algumas semanas de conseguir, vocês sabem, pode levar três ou quatro semanas”, disse ele em uma sessão de perguntas e respostas com eleitores na Pensilvânia, transmitida pela ABC News. Poucas horas antes, falando à Fox News, Trump disse que uma vacina poderia chegar em “quatro semanas, pode ser oito semanas”.

Os democratas expressaram preocupação com o fato de Trump estar pressionando os reguladores de saúde do governo e cientistas a aprovarem uma vacina a tempo de ajudá-lo a subir nas pesquisas.

O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Robert Redfield, disse ao Congresso que uma vacina não estará amplamente disponível este ano. “Acho que haverá uma vacina que estará inicialmente disponível entre novembro e dezembro, mas em um fornecimento limitado e deve ser priorizada”, acrescentou Redfield perante um comitê do Senado.

rfi