Bolsonaro apoiará Crivella para tentar evitar derrota já

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Veja

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrará oficialmente na campanha à reeleição do prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos). O anúncio coube ao deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), até pouco tempo atrás um aguerrido opositor do prefeito. O parlamentar teve um café da manhã ontem com Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, em Brasília, de onde saiu com a informação de que o presidente fará hoje, dia de sua live semanal, uma declaração de apoio a Crivella.

Bolsonaro também vai gravar um vídeo para divulgação nas redes sociais do prefeito e na propaganda eleitoral em rádio e TV. Até o momento, Crivella estava autorizado a usar – e tem exibido maciçamente – imagens de arquivo ao lado de Bolsonaro, mas sem uma mensagem explícita de apoio. O prefeito tem como ameaça o deputado federal bolsonarista Luiz Lima (PSL). O ex-nadador foi impedido pelo presidente de vinculá-lo demasiadamente à candidatura, mas seu crescimento entre o eleitorado conservador – de 1% para 4%, apontado na última pesquisa Datafolha – preocupa.

Com a divisão de votos, Bolsonaro pode ficar sem um candidato para chamar de seu no segundo turno. Entre os concorrentes diretos pela vaga estão as candidatas do PDT, Martha Rocha (13%), e do PT, Benedita da Silva (10%), dois partidos de oposição ao governo federal. Ambas estão empatadas com o prefeito, que patina nas pesquisas e registrou 13% no levantamento divulgado na quinta-feira.

Otoni de Paula, que já afirmou que votaria em qualquer nome, menos em Crivella, mudou de posição a pedido de Bolsonaro. O presidente pretendia participar da campanha apenas no segundo turno, mas vai antecipar os planos, com o objetivo de salvar o aliado.

No fim da tarde de ontem, os ex-desafetos Crivella e Otoni de Paula fizeram uma live na qual abordaram o apoio de Bolsonaro ao prefeito. Mais cedo, o deputado federal postou em seus perfis: “Acabei de sair de um delicioso café da manhã com o meu líder, nosso capitão e presidente. Tratamos sobre sua participação na campanha do prefeito Crivella já agora no primeiro turno. Bolsonaro é Crivella no 1º turno!!”.

Nas redes sociais de Otoni, no entanto, muitos seguidores cobraram coerência do parlamentar ou disseram que, desta vez, não seguirão a recomendação de voto de Bolsonaro. Crivella tem a maior rejeição entre os candidatos a prefeito do Rio: segundo o Datafolha, 58% dos entrevistados afirmam que não votam no prefeito “de jeito nenhum”.

O líder na corrida municipal é o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 28%, identificado por Bolsonaro como um aliado do governador de São Paulo João Doria (PSDB), que está entre seus possíveis adversários na disputa presidencial de 2022. Outro é o ex-ministro Ciro Gomes, que apoia Martha Rocha.

Durante a live com Crivella, Otoni disse que relatou a Bolsonaro que a campanha no Rio ganhou um viés de “guerra ideológica” e que isso demandaria a rápida entrada dele em cena, tendo em vista o projeto de reeleição em 2022. “O presidente entendeu todos os argumentos”, afirmou. Otoni disse que quer ir além e promover uma live entre Crivella e Bolsonaro, para que “nenhum carioca tenha dúvida” sobre quem é o candidato do presidente no Rio. O prefeito comemorou: “Puxa vida, que notícia boa! Glória a Jesus, glória a Deus!”

Valor Econômico