Carluxo quer se eleger sem ir à rua

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Em busca da reeleição, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) planeja uma campanha centrada nas redes sociais, praticamente sem ir às ruas pedir voto, e trata também como objetivo a eleição da mãe, Rogeria Nantes. A postura é diferente da adotada em eleições passadas, quando chegou a ir à orla distribuir santinhos ao lado do pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo pessoas próximas, o parlamentar avalia que publicações na internet trazem mais retorno do que pedir votos pela cidade — ele conta com seu grande alcance nas redes, já que tem cerca de cinco milhões de seguidores. Outro fator que contribui para a campanha virtual é o quesito segurança. Essa é a primeira vez que ele disputará a eleição na condição de filho do presidente da República.

Como forma de suprir a ausência nas ruas, o Republicanos, partido ao qual Carlos é filiado, tem dado destaque à campanha do político na propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Carlos tem usado suas redes sociais para pleitear doações para sua campanha alegando que, sem a ajuda financeira de seus seguidores, poderá não ser reeleito. O vereador tem incentivado apoiadores a retirarem kits de sua campanha, como adesivos e santinhos, em um depósito em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio.

Outra preocupação de Carlos é com a eleição da mãe, Rogeria Nantes (Republicanos), que, assim como ele, tenta uma vaga na Câmara Municipal do Rio. Ex-mulher do presidente, ela também tem como filhos o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Segundo um aliado de Carlos, o vereador quer pagar uma “dívida eleitoral” que tem com a mãe, por conta de um episódio ocorrido há 20 anos.

Na época, Rogeria, já vereadora, e Jair Bolsonaro estavam brigados. O hoje presidente determinou que Carlos, então com 17 anos, se lançasse à Câmara Municipal, disputando com a própria mãe. Carlos se elegeu, enquanto Rogeria perdeu o mandato. Vinte anos após o desentendimento, o presidente permitiu que a ex-mulher utilize seu sobrenome e imagem no material de campanha deste ano.

É um desejo dos irmãos Carlos, Flávio e Eduardo que a mãe seja eleita. Desde que perdeu a vaga na Câmara, Rogeria passou por cargos comissionados na administração pública, como assessora na prefeitura e assessora parlamentar do deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio. De comum acordo entre o trio, Flávio e Eduardo gravarão um vídeo de apoio à mãe. O conteúdo será divulgado na TV e nas redes sociais.

A expectativa do núcleo de Bolsonaro é que, assim como em 2016, Carlos seja o vereador mais votado, mas que Rogeria também consiga uma vaga, angariando o voto do eleitorado feminino de Bolsonaro e de igrejas cristãs simpatizantes. Na campanha, Carlos se apresenta como representante da ala ideológica do bolsonarismo, próximo dos militares, e divulga sua atuação na Câmara. Rogeria, por sua vez, pede o voto das mulheres que apoiam Bolsonaro.

— Diferentemente da eleição de 2000, há espaço para os dois se elegerem. É preciso que essa segmentação do eleitorado seja bem feita — diz um colaborador da campanha de Rogeria.

O Globo