Eduardo Bolsonaro acha que seu apoio elegerá prefeitos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Empenhado na campanha municipal em curso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) tem feito escolhas por candidatos desconhecidos e líderes locais — em comum, a atuação em movimentos conservadores e a defesa do governo, incluindo a organização de manifestações que já ocorreram este ano. O roteiro inclui nomes em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Na lista dos apoiados por Eduardo constam nomes envolvidos com disseminação de notícias falsas, ataques virtuais a adversários e que tiveram acesso, na última semana, ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Jair Bolsonaro.

Um desses nomes é Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu (PRTB), candidato a vereador em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Em julho, ele teve contas no Facebook derrubadas por apresentarem “comportamentos inautênticos”. Ele é ex-assessor do gabinete de Eduardo e acompanhou o presidente no encontro com apoiadores no cercadinho do Alvorada, na terça-feira.

Muitos dos escolhidos por Eduardo não têm conexão entre si e tampouco são famosos nas redes sociais. Em alguns casos, a aproximação com o deputado rende a participação do próprio Bolsonaro na divulgação da candidatura. Foi o caso de Sonaira Fernandes, candidata a vereadora em São Paulo pelo Republicanos.

“(Sonaira) É uma pessoa que eu posso garantir que tem tudo para ser uma vereadora realmente que possa nos orgulhar a todos. Eu não estou me envolvendo em política, mas estou abrindo algumas exceções”, declarou o presidente a Sonaira, num vídeo publicado por ela no Instagram.

Júlia Zanatta, candidata à prefeitura de Criciúma (SC) pelo PL, é outra que colheu os louros pela sua proximidade com a família Bolsonaro. Amiga de Eduardo e de sua mulher, Heloísa Wolf, e com trânsito fácil no Alvorada, ela publicou nas redes, na última quarta-feira, um vídeo de apoio enviado por Bolsonaro. O nascimento da filha de Eduardo, no último dia 11, freou um pouco o ímpeto do parlamentar na campanha.

Além das pautas conservadoras e ataques à esquerda, os candidatos apoiados por ele têm em comum o desprezo pelas orientações sanitárias para frear a disseminação do coronavírus.

Eduardo tem apreço especial por lideranças de grupos que atuam na defesa intransigente de seu pai nas redes sociais e que organizaram diversas manifestações pró-governo pelo país, como Nikolas Ferreira, em Belo Horizonte, e Edson Salomão, em São Paulo.

Candidato a vereador pelo PRTB, Nikolas é amigo de Bruno Engler, candidato do partido à prefeitura de Belo Horizonte, e apoiado formalmente por Bolsonaro. Eles fazem parte do grupo Direita Minas. “Quem segue a gente nas redes já sabe que o Nikolas é amigo nosso”, afirmou Eduardo, num vídeo ao lado do candidato.

Em Guarulhos (SP), Eduardo apoia Rodrigo Tavares, candidato a prefeito pelo PRTB e genro de Levy Fidelix, presidente do partido. Assim como Júlia Zanatta fez no ano passado, Tavares organizou um simpósio conservador em setembro, que teve Eduardo como a estrela principal.

Outro que tem o endosso de Eduardo na disputa é Wagner Lima, candidato a vereador em São José dos Campos (SP) pelo PTC. Ele é fundador do Burke Instituto Conservador, organização defensora do governo e que disponibiliza cursos virtuais contra o feminismo e o marxismo, por exemplo.

O Globo