Fachin explica frase de Bolsonaro sobre nomear petistas e psolistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: IGOR ESTRELA/METRÓPOLES

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (9), para garantir que a nomeação de reitores e vice-reitores de universidades federais siga critérios previstos em lei, respeitando lista de candidatos fechada pelas instituições.

O ministro afirmou que a indicação não pode atender a agendas políticas ou servir como mecanismo de fiscalização.

Segundo o voto do ministro, a indicação deve:

considerar nomes que figurem na respectiva lista tríplice;

respeitar integralmente o procedimento e a forma da organização da lista pela instituição universitária;

recair sobre o docente indicado em primeiro lugar na lista.

O Supremo julga no plenário virtual uma ação do Partido Verde que questiona leis que estabelecem as regras de escolha de reitores e vice-reitores das universidades federais e de dirigentes de instituições de ensino superior federal. Os ministro têm até o dia 19 para apresentarem seus votos.

Governo federal revoga MP sobre reitores que dava poderes a ministro da Educação

A lei prevê que o reitor e o vice-reitor das universidades públicas e os dirigentes das instituições federais de ensino serão nomeados pelo presidente da República entre professores dos dois níveis mais elevados da carreira ou que tenham título de doutor, a partir de listas tríplices organizadas pelas instituições.

Ao STF, o PV afirma que o governo tem promovido uma intervenção branca, desrespeitando a autonomia universitária, ao não seguir a lista tríplice das instituições e nomear candidatos sem a utilização de critérios científicos.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória que dava ao ministro da Educação o poder de nomear reitores por escolha própria durante a pandemia do coronavírus.

A MP, entretanto, sofreu críticas e foi devolvida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Na sequência, Bolsonaro revogou a medida.

Para o PV, o governo age para “estabelecer vigilância e controle das universidades federais, principalmente sobre as pesquisas acadêmicas”.

Em seu voto, Fachin afirma que a prerrogativa do presidente da República de nomear reitores e vice-reitores das universidades federais deve respeitar a autonomia das universidades.

“Em face da autonomia universitária, este poder-dever não deve ser entendido como um instrumento de controle. Como apontamos acima, instrumentos desta natureza existem e estão constitucionalmente legitimados. Entretanto, a nomeação de Reitores e Vice-Reitores não pode ser interpretada como dispositivo para o desenvolvimento de agendas políticas, ou como mecanismo de fiscalização”, escreveu.

Segundo o deputado Professor Israel Batista (PV-DF), há uma nítida percepção de que o presidente não entendeu ainda qual é o papel da comunidade acadêmica para autonomia universitária.

“Ao nomear reitores que às vezes nem estão na lista tríplice, ele desrespeita essa autonomia e busca fazer uma clara intervenção a fim de controlar e vigiar as instituições de ensino”, afirmou.

G1