Governador da Paraíba cita “guerra de vacinas” entre Estados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ O Globo

Onyx Lorenzoni deve ter pensado em puxar a máscara até cobrir os olhos de vergonha com o discurso do governador da Paraíba. Ao receber o ministro da Cidadania nessa terça-feira, na capital paraibana, João Azevêdo não poupou críticas públicas a Jair Bolsonaro sobre a atuação no combate ao coronavírus:

— Faltou coordenação do governo federal para enfrentar (a pandemia) e dizer: ‘tem que ser assim’. E todo mundo seguir junto naquela direção. Um estado fazia de um jeito. Outro, fazia de outro. E esse desencontro, efetivamente, nos fez pagar um preço mais alto do que precisava.

Temendo a mesma falta de coordenação com a chegada das vacinas e a possibilidade de estados mais ricos imunizarem suas populações antes de estados mais pobres, abrindo uma guerra federativa pela vacinação, Azevêdo mandou Onyx avisar a Bolsonaro:

— O governo federal tem que puxar para si a responsabilidade de dizer que as vacinas serão distribuídas pelo governo federal. Vacina não tem partido político, não tem ideologia, não é de direita, não é de esquerda, nem interessa a fabricação de que país é. A vacina tem que ser distribuída para todo mundo porque senão vai acontecer o que já está acontecendo hoje. Estado tal, que tem mais dinheiro, está comprando vacina. O estado lá não sei da onde está fazendo convênio para comprar vacina. E os outros? É papel, sim, do governo federal coordenar isso, puxar para si essa responsabilidade.

Ao final, Onyx, que foi assinar com a Paraíba o termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos, com investimento de R$ 47 milhões para o estado, ainda teve que ouvir do governador:

— Espero que o ministro consiga voltar aqui no próximo ano com um valor maior do que esse.

O Globo