Indicado ao STF faz promessa a tucanos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Metrópoles

Bombardeado por uma série de inconsistências no seu currículo, o desembargador Kassio Marques conseguiu passar uma boa impressão para senadores do PSDB hoje. O indicado de Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) participou de uma videoconferência com os tucanos que compõem a bancada do partido no Senado e fez questão de deixar “bem explicado” os questionamentos que estão sendo apontados na imprensa sobre sua formação. Segundo parlamentares que participaram da conversa, o desembargador começou a conversa justamente abordando a questão do currículo, mas se mostrou calmo e atencioso. “Explicou bem explicado”, resumiu um interlocutor.

Segundo o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que também acompanhou a conferência, o desembargador prometeu soltar uma nota pública sobre o tema e defendeu, a partir das críticas, sua integridade profissional. ‘Ele se justificou, disse que iria soltar uma nota e comentou: ‘Se procuraram e foi só isso o que apareceu, está tranquilo, mostra que não há nenhum problema'”, contou o tucano.

A reunião aconteceu pela manhã, quando ainda não havia sido divulgado informação sobre um suposto plágio na dissertação de mestrado defendida pelo desembargador Kassio Marques. Segundo reportagem do “O Globo”, há pelo menos três trechos idênticos a artigos escritos por um outro autor, Saul Tourinho Leal, sobre o mesmo tema, o direito à saúde. Os documentos obtidos apontam suspeitas de plágio, porque não houve citação bibliográfica ao outro autor na dissertação de Marques.

A conversa contou com quatro dos sete tucanos que têm mandato no Senado. Um dos assuntos abordados foram as recentes mudanças de entendimento do STF sobre assuntos sensíveis, como a questão da prisão após segunda instância. Questionado sobre uma relação entre esse tipo de movimento dos ministros e a sensação de insegurança jurídica no Brasil, Kassio Marques voltou a bater na tecla de que tem um perfil “mais garantista” e, por isso, indicou que vai “primar pela estabilidade”.

As respostas passaram uma boa imagem para os parlamentares do PSDB. Segundo um dos senadores ouvidos, o desembargador mostrou ter feito “o dever de casa”. Por fim, o escolhido de Bolsonaro disse respeitar os poderes. “O legislador tem que legislar”, teria sido uma das frases dele neste sentido. “Ele é conservador, bem legalista, senti muita firmeza”, opinou Izalci Lucas.

Valor Econômico