Ministério Público pede informações a CPMI das fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Ministério Público Federal quer que a CPI das Fake News compartilhe o que já apurou sobre anúncios feitos por empresas públicas em sites acusados de espalhar fake news.

Ao presidente do colegiado, senador Angelo Coronel, o procurador Marcelo Ribeiro de Oliveira informou que o MPF está investigando se dirigentes dessas empresas cometeram irregularidades. Ele pediu que o colegiado encaminhe o que levantou sobre o assunto.

Em maio, O GLOBO mostrou que canais do YouTube de investigados pelo inquérito das fake news por ataques ao STF, defesa do fechamento do Congresso e intervenção militar no Brasil foram financiados com verbas publicitárias de empresas estatais.

Já no âmbito de investigação de crime eleitoral, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) pediu acesso a documentos levantados pela CPI sobre as eleições 2018.

A PGE explica que quer ter acesso para apurar se as informações podem auxiliar nas investigações sobre o suposto disparo em massa de mensagens com fake news pela campanha de Jair Bolsonaro.

Parte desses documentos foi entregue pelos deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-aliados do presidente.

O Globo