Pandemia tira crianças das escolas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Os pedidos de novas matrículas para pré-escola despencaram 56% na rede municipal de São Paulo, e 9 a cada 10 novos inscritos até setembro são egressos de escolas particulares. O movimento atípico causa apreensão na gestão Bruno Covas (PSDB), que teme uma corrida às escolas de ensino infantil da prefeitura no fim do ano.

Dados compilados pela Secretaria Municipal da Educação a pedido da Folha mostram que, enquanto de janeiro a setembro do ano passado, foram feitas 6.642 novas matrículas em pré-escolas da prefeitura, dos quais 2.344 (35,3%) eram de alunos transferidos de escolas particulares, no mesmo período de 2020, houve 2.926 matrículas, sendo 2.648 de alunos egressos da rede privada (90,5%).

Ou seja, enquanto as matrículas de crianças que trocaram a escola particular pela pública cresceram 13%, as dos demais caíram 94%, o que pode indicar dois problemas futuros: (1) um aumento abrupto do uso da capacidade do sistema, com pouco tempo para planejamento; (2) dúvida de muitas famílias a respeito de, em meio à pandemia, manter as crianças na escola.

Redação com Folha