Partido Novo pode apoiar “Mamãe Falei”
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Como a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Filipe Sabará – recém expulso do Novo -, para a Prefeitura de São Paulo, parte dos integrantes do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo e dos eleitos para a Câmara dos Deputados pelo Estado cogita a possibilidade de declarar individualmente voto em Arthur do Val (Patriota), conhecido como Mamãe Falei. Esses parlamentares ainda aguardam uma orientação da direção nacional sobre se esse tipo de endosso pode ser tornado público.
Uma resolução emitida pelo diretório nacional do Novo em 24 de setembro permite que filiados admitam “manifestação de voto, em caráter pessoal” a postulantes de outras siglas desde que nenhum membro do partido esteja disputando o mesmo cargo e desde que o nome apoiado compartilhe princípios da legenda. Os filiados paulistanos ainda aguardam uma orientação sobre se a autorização se aplica na disputa municipal, já que o Novo chegou a ter candidato e não tem mais.
O partido tem quatro deputados na Alesp e três representantes paulistas na Câmara.
Se autorizados a manifestar os próprios votos, os deputados estaduais e federais do Novo ainda terão que decidir se vão fazer declarações individuais de endosso a Mamãe Falei, com quem têm convergência. Assim como todos os parlamentares eleitos da sigla, Arthur do Val é contrário ao uso do Fundo Eleitoral. Todos eles reduziram por mais da metade ou zeraram os gastos com verba de gabinete. Além disso, na Alesp, Mamãe Falei se comporta igual à bancada do Novo nas principais votações.