Trump abandona cloroquina e vira cobaia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Barria – 29.set.2020 / Reuters

Os médicos do presidente Donald Trump, de 74 anos, têm procurado dar a ele vários tratamentos diferentes — incluindo drogas experimentais — na esperança de aliviar os sintomas da Covid-19 e possivelmente encurtar o curso da doença.

Embora muitas perguntas permaneçam sem esclarecimentos sobre a condição do presidente americano, aqui está o que foi revelado até agora sobre com o que ele foi tratado — e quando.

Na tarde de sexta-feira, a Casa Branca disse em nota que o presidente Donald Trump foi tratado com uma dose de 8 gramas do coquetel de terapia experimental de anticorpos feito pela empresa de biotecnologia Regeneron.

Para fazer sua terapia de anticorpos monoclonais, os cientistas da Regeneron selecionaram dois anticorpos que neutralizaram melhor uma versão do novo coronavírus em laboratório. Os anticorpos são proteínas que o corpo produz para combater infecções. Os cientistas copiaram esses dois anticorpos para fazer um tratamento contra a Covid-19.

O coquetel experimental, conhecido pelo nome REGN-COV2, está em testes clínicos desde junho. Na terça-feira, a empresa anunciou os primeiros dados de um teste com 275 pacientes não hospitalizados, mostrando que o tratamento é seguro e parece reduzir os níveis virais e melhorar os sintomas.

Os dados, divulgados via comunicado à imprensa, não foram ainda revisados por pares — o que é considerado fundamental para validar uma pesquisa científica.

As maiores melhorias foram observadas em pacientes que não apresentaram uma resposta natural à infecção pelo novo coronavírus.

O tratamento também pareceu reduzir a necessidade de internações para os pacientes — nenhum dos quais estava doente o suficiente para ser hospitalizado no início dos testes, de acordo com Regeneron.

Mais dados ainda precisarão ser analisados para saber com certeza se o tratamento funciona bem.

A terapia da Regeneron até o momento não foi aprovada para qualquer uso e não recebeu autorização de uso de emergência da Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA — mas a Regeneron está em negociações com reguladores em busca de uma autorização de uso emergencial do coquetel.

A empresa, sediada em Nova York, confirmou que forneceu o medicamento sob um pedido de “uso compassivo” dos médicos do presidente, mas não especificou quando recebeu o pedido.

“Há produtos limitados disponíveis para pedidos de uso compassivo que foram aprovados em circunstâncias raras e excepcionais, caso a caso”, disse a Regeneron em um comunicado divulgado sexta-feira. Essas solicitações devem ser iniciadas por um médico.

Alguns podem receber o tratamento como parte de um ensaio clínico, onde podem receber a terapia ou um placebo, ou um tratamento simulado.

No sábado, um dos médicos que tratam Trump informou que o presidente deve receber remdesivir por cinco dias. O objetivo do tratamento é reduzir o tempo de recuperação para pacientes com Covid-19.

“Ontem à noite ele recebeu sua primeira dose de remdesivire nosso plano é continuar um curso de tratamento de cinco dias”, disse o Dr. Brian Garibaldi, um dos médicos que tratam de Trump no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed.

Em um ensaio clínico de gase 3, o remdesivir foi descoberto para acelerar a recuperação em pacientes moderadamente enfermos com pneumonia causada pela Covid-19, de acordo com os resultados publicados na revista médica JAMA em agosto.

O estudo incluiu quase 600 pacientes designados aleatoriamente para receber o padrão atual de atendimento para Covid-19: um curso de remdesivir de cinco dias, além do padrão de tratamento atual; ou 10 dias do medicamento e mais cuidados. A recuperação de cada paciente foi rastreada e examinada.

O estudo descobriu que pacientes com Covid-19 moderado que receberam um curso de remdesivir de cinco dias tinham maior probabilidade de melhorar após 11 dias, em comparação com aqueles que receberam apenas o tratamento padrão.

Em maio, o remdesivir se tornou o primeiro medicamento terapêutico a emitir uma autorização de uso emergencial nos Estados Unidos contra a Covid-19.

O FDA originalmente autorizou o uso emergencial de remdesivir para Covid-19 em maio, mas apenas para tratar pacientes com coronavírus grave que precisavam de oxigênio extra ou ventilação mecânica para ajudar na respiração.

Então, em 28 de agosto, o FDA estendeu a autorização de uso de emergência do medicamento a todos os pacientes hospitalizados com Covid-19, independentemente da gravidade de sua doença.

Esse tipo de autorização do FDA significa que os médicos podem administrar o medicamento a seus pacientes com Covid-19 como um tratamento de emergência.

Trump recebeu o corticoide dexametasona no sábado, depois que seu nível de oxigênio caiu temporariamente, disse o médico da Casa Branca, Dr. Sean Conley, durante uma entrevista coletiva no domingo.

“Decidimos que, neste caso, os benefícios potenciais no início do curso provavelmente superavam os riscos”, disse Conley.

A Dra. Rochelle Walensky, chefe de doenças infecciosas do Massachusetts General Hospital, sugeriu que o uso de dexametasona para o tratamento de Trump confunde especialistas.

“Geralmente você inicia a dexametasona quando começa a se preocupar se eles (os outros tratamentos) estão seguindo pelo caminho errado”, disse Walenksy. “Então, o que aconteceu hoje? Ou ele progrediu (na gravidade da doença) ou as pessoas estão ‘tipo, bem, vamos jogar a pia da cozinha nele””.

“Não está claro para mim por que eles teriam dado (o medicamento) a ele se ele não precisasse de oxigênio suplementar.”

O medicamento geralmente é administrado a pacientes em uso de oxigênio suplementar ou que precisam de ventilação.

Nos Estados Unidos, a dexametasona tem sido usada para tratar alguns pacientes com Covid-19 desde o início da pandemia — mas alguns médicos já avisaram que “não é um tratamento para doenças leves”.

Em junho, os resultados preliminares de um grande estudo randomizado no Reino Unido descobriram que um regime de baixa dosagem de dexametasona por 10 dias reduziu as mortes em um terço entre os pacientes hospitalizados que requerem ventilação.

Esse estudo incluiu cerca de 6.400 pacientes Covid-19 hospitalizados, um terço dos quais foram escolhidos aleatoriamente para receber dexametasona, e o restante recebeu o padrão usual de atendimento em seus hospitais.

No ensaio inicial, a dexametasona foi fornecida na dose de 6 mg uma vez ao dia por até 10 dias, por injeção ou por via oral. Os pesquisadores não relataram eventos adversos graves entre os pacientes que tomaram o corticoide.

O National Institutes of Health (NIH), centro de pesquisas médicas do governo dos EUA, afirma em suas diretrizes sobre o tratamento de infecções por coronavírus que “pacientes com Covid-19 grave podem desenvolver uma resposta inflamatória sistêmica (de todo o corpo) que pode levar a lesões pulmonares e disfunções de órgãos multissistêmicos”.

Com base nos resultados deste ensaio, o painel de especialistas do NIH recomendou administrar dexametasona a pacientes com Covid-19 que precisam de oxigênio.

“O Painel não recomenda o uso de dexametasona para o tratamento de Covid-19 em pacientes que não requerem oxigênio suplementar”, afirmam as diretrizes do NIH.

No estudo sobre a dexametasona, cerca de 23% dos pacientes que receberam o corticoide morreram, em comparação com cerca de 26% dos que não receberam.

“Nenhum benefício de sobrevivência foi observado entre os participantes que não necessitaram de oxigenoterapia no momento da inscrição”, disse o NIH. Há uma razão para isso — – a droga reduz a inflamação, mas, ao fazer isso, pode prejudicar a capacidade do corpo de combater infecções.

Os corticoides — ou corticosteroides, tipos de esteroides — estão amplamente disponíveis nos EUA e já são comumente usados para tratar pacientes com Covid-19 gravemente enfermos.

Depois de dizer a repórteres no sábado que Trump “não está recebendo oxigênio no momento”, o médico da Casa Branca Conley disse durante uma reunião no domingo que o presidente havia recebido oxigênio suplementar e teve dois episódios de quedas transitórias em seu nível de oxigênio.

No final da manhã de sexta-feira, “o presidente estava com febre alta e sua saturação de oxigênio estava temporariamente caindo abaixo de 94%”, disse Conley. Um nível normal de saturação de oxigênio no sangue é de 95% ou superior.

O presidente inicialmente foi “bastante inflexível de que não precisava” de oxigênio. “Ele não estava com falta de ar. Ele estava cansado, tinha febre e era tudo”, disse Conley.

No entanto, o presidente recebeu oxigênio.

“E depois de cerca de um minuto com apenas dois litros, seus níveis de saturação voltaram a mais de 95%. Ele permaneceu nisso por cerca de uma hora, talvez, e desligou-se”, disse Conley.

A oxigenoterapia, ou oxigênio suplementar, é um tratamento que fornece gás oxigênio para pacientes que podem ter dificuldade para respirar. O oxigênio pode ser fornecido por meio de tubos colocados no nariz, uma máscara facial ou um tubo colocado na traqueia ou traqueia.

O NIH observa que a hipoxemia, ou um baixo nível de oxigênio no sangue, é comum em pacientes com Covid-19.

Na tarde de sexta-feira, Conley disse em uma nota que Trump também havia tomado zinco, vitamina D, o remédio para azia famotidina, melatonina e uma aspirina diária.

O zinco é um nutriente encontrado naturalmente no corpo que ajuda o sistema imunológico a combater bactérias e vírus externos — mas, embora os suplementos de zinco sejam frequentemente tomados para reduzir a duração dos resfriados, não há evidências de que eles possam ser usados ??para tratar Covid-19.

O FDA, inclusive, emitiu cartas de advertência a algumas empresas que tentaram alegar que há uma ligação entre seus produtos de zinco e o risco reduzido de Covid-19.

Quanto à vitamina D, eça é boa para a saúde óssea e pode ser absorvida por meio de alimentos, luz solar e suplementos. É considerada apropriada para pessoas com deficiência – mas não há evidências de que a vitamina D reduzirá diretamente o risco de Covid-19.

O FDA também emitiu cartas de advertência a algumas empresas que pretendem vender seus produtos de vitamina D para reduzir o risco de Covid-19 ou tratar doenças.

Tomar muita vitamina D pode levar a um acúmulo tóxico de cálcio no sangue, causando confusão, desorientação e problemas com o ritmo cardíaco, bem como dores nos ossos, danos renais e cálculos renais dolorosos.

A nota do médico também observou que o presidente está tomando famotidina, comumente usada para tratar úlceras, azia e indigestão, reduzindo a quantidade de ácido no estômago.

Dez pacientes com Covid-19 que estavam tomando o medicamento enquanto tratavam de sua doença em casa podem ter encontrado alívio, de acordo com um estudo publicado em junho na revista médica Gut. A famotidina é o ingrediente ativo do Pepcid AC.

Um co-autor do estudo enfatizou que foi em um pequeno grupo de pacientes. Mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia da famotidina como um tratamento potencial para Covid-19.

A melatonina também foi dada ao presidente e mais pesquisas são necessárias para determinar seus benefícios potenciais para os pacientes com Covid-19, mas alguns estudos sugerem que ela pode ajudar os pacientes com Covid-19 que também têm diabetes e obesidade.

Um artigo publicado no European Journal of Pharmacology revisou estudos publicados anteriormente sobre a melatonina – um hormônio que o cérebro produz – e seus efeitos sobre vírus, obesidade, diabetes e inflamação.

“Existe uma tendência comum entre o aumento do número de casos infectados com SARS-COV-2 e os baixos níveis de melatonina no sangue em pessoas com doenças metabólicas crônicas e idosos”, escreveram os pesquisadores da Universidade de Mansoura, no Egito.

“A capacidade da melatonina de diminuir as infecções virais em pacientes obesos e diabéticos é atribuída a suas características, como potentes efeitos antioxidantes, melhoria do sistema antioxidante endógeno, imunomodulador e forte capacidade antiinflamatória”, escreveram os pesquisadores.

Quanto à aspirina, o medicamento de venda livre pode ajudar a reduzir o risco de coagulação do sangue — e as evidências mostram que Covid-19 pode desencadear a formação de coágulos de sangue em alguns pacientes.

Estudos no Hospital Xijing na China e no Centro de Ciências da Saúde da Louisiana State University em Nova Orleans estão investigando os possíveis efeitos que a aspirina pode ter em pacientes com Covid-19.
Não está claro qual dose de aspirina Trump estava tomando e se ele já a estava tomando. Muitas pessoas recebem aspirina em baixas doses para a saúde do coração.

CNN Brasil