Assessores pedem calma a Bolsonaro para falar hoje dos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eraldo Peres/AP

O presidente Jair Bolsonaro está sendo aconselhado por auxiliares a evitar qualquer pronunciamento sobre o resultado das eleições americanas enquanto não houver total clareza sobre uma vitória de Joe Biden ou Donald Trump. Para assessores, ele deveria esperar até que a apuração das urnas indique um resultado incontestável.

Com mais de 100 milhões de votos antecipados, boa parte pelo correio, sobram dúvidas sobre o tempo da apuração. Trump já ameaçou contestar uma eventual derrota e democratas receiam que ele aproveite resultados iniciais favoráveis para se declarar vencedor do pleito.

Diante das incertezas, o comportamento de Bolsonaro e de seus filhos nas redes sociais é um ponto de aflição entre diplomatas experientes e militares que atuam no governo. O temor é de que a família presidencial se apresse em parabenizar Trump, caso o republicano se autoproclame vitorioso, sem concordância dos democratas.

O Itamaraty vai monitorar a comunicação oficial de outros países – principalmente do G-20 – sobre o pleito nos Estados Unidos.

Para os auxiliares do presidente brasileiro, suas declarações de apoio a Trump já estão precificadas pelo Partido Democrata. Mas uma postagem em defesa do republicano em momento delicado de apuração dos votos, enquanto o resultado não estiver definido, pode deixar ressentimentos na campanha de Biden.

Um assessor, que deve passar a noite monitorando a contagem nos EUA para subsidiar a cúpula do governo, resigna-se na torcida por uma postura de silêncio do presidente e seus filhos: “Isso está fora do nosso controle. Só podemos torcer para que se comportem nas redes”.

Valor Econômico