Boulos sustenta polarização esquerda-direita em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Justo e Danileo Verpa/Folhapress

O primeiro turno em São Paulo frustrou as expectativas de quem esperava uma prévia do embate previsto entre Jair Bolsonaro e João Doria no pleito de 2022, mas diz muito sobre os movimentos sísmicos da política nacional.

O bom desempenho de Guilherme Boulos (PSOL) mostra vigor do campo de esquerda na capital paulista, de resto uma constante desde 1988 interrompida apenas com a debacle de Fernando Haddad (PT), na esteira do impeachment da petista Dilma Rousseff, em 2016.

Há 32 anos, a atual vice de Boulos, Luiza Erundina, se tornava a primeira mulher e a primeira filiada do PT eleita na cidade.

Naquele momento, antagonizava com o malufismo, força dominante na política paulista durante a ascensão do PSDB, a partir do sucesso do Plano Real em 1994.

Com o tempo, o tucanato, já reinando no governo estadual, substituiu Paulo Maluf e seus seguidores na capital, alternando o poder com os petistas —com um interregno de Gilberto Kassab (hoje no PSD), que de todo modo podia ser computado na conta tucana naquele momento.

Há quatro anos se iniciava a onda conservadora que acabou por colocar Jair Bolsonaro na Presidência. O desgaste do PT no poder federal teve um preço alto na capital.

Como a narrativa indica, a má notícia fica para o partido de Luiz Inácio Lula da Silva, que nesta eleição municipal neste pleito virou linha auxiliar da sigla radical saída de sua costela em 2004.

Guilherme Boulos encarno, portanto, o velho normal das eleições paulistanas.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.