Brasil foi único país do mundo a suspender vacina chinesa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Thomas Peter / Reuters

O Brasil foi o único dos três países – além da China – que sediam os testes clínicos da CoronaVac a suspendê-los. Nesta terça-feira, a farmacêutica estatal da Indonésia anunciou que os procedimentos seguem normalmente no país. Segundo a BBC, não há informações de que a Turquia tenha suspendido os estudos.

Nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que os estudos com a vacina chinesa seriam suspensos após um “evento adverso grave” durante a fase de testes. Oevento grave informado na nota da Anvisa foi a morte de um voluntário. Mas, segundo boletim de ocorrência registrado em São Paulo, o óbito não tinha relação com os ensaios, deu-se em decorrência de um suicídio.

“Após avaliar os novos dados apresentados”, a agência autorizou, nesta quarta-feira, a retomada dos ensaios no Brasil.

No dia seguinte à suspensão pela Anvisa, nesta terça-feira, a farmacêutica estatal da Indonésia, Bio Farma, declarou que os ensaios clínicos não foram e nem devem ser interrompidos no país, mesmo após o anúncio do Brasil. A declaração foi dada por Edwin G. Pringadi, porta-voz da empresa que se juntou à Sinovac, a farmacêiutica chinesa, para conduzir os testes em cerca de 1.600 voluntários na província de Java Ocidental.

A Sinovac reitera que confia na vacina e que o incidente no Brasil não tem relação com o imunizante que produz. A farmacêutica acrescentou que o episódio não não alterou a distribuição da vacina na China, onde milhares de pessoas já foram inoculadas.

— Nós notamos que o parceiro de cooperação da Sinovac no Brasil, o Instituto Butantan, disse no dia 10 de novembro que este caso não tem nada a ver com a vacina, que as autoridades brasileiras estão investigando o assunto e a Sinovac continuará em contato com o lado brasileiro. Nós esperamos que ninguém tire conclusões apressadas antes de conhecer toda a situação — disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relaçoes Exteriores chinês nesta quarta-feira.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.