Campanha de Russomanno quer tirar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Sem conseguir interromper a queda de Celso Russomanno nas pesquisas, a ala moderada da campanha do candidato do Republicanos à prefeitura de São Paulo pressiona para retirar as imagens do presidente Jair Bolsonaro da propaganda eleitoral.

O tema é polêmico na campanha e sofre forte resistência de apoiadores do presidente. A associação de Russomanno com Bolsonaro havia sido intensificada no horário eleitoral no último final de semana. A tática veio junto com mais acenos no discurso à base bolsonarista. Alinhado com o presidente, Russomanno chegou a dizer que se a vitamina D fosse distribuída em larga escala poderia ter salvo muitas vidas de vítimas da Covid-19. A afirmação não tem comprovação científica.

A guinada bolsonarista, no entanto, acendeu o alerta na campanha após o derretimento do candidato aumentar na pesquisa do instituto Ibope desta segunda-feira. Segundo a sondagem, o prefeito Bruno Covas (PSDB), que concorre à reeleição, lidera com 32% das intenções de voto. Na segunda posição, aparece Guilherme Boulos (PSOL) com 13%, em situação de empate técnico com Russomanno, com 12%, e Márcio França, do PSB, que tem 10%. No início de outubro, Russomanno liderava o Ibope com 25%.

O horário eleitoral de Russomanno desta terça-feira não deve exibir imagens de Bolsonaro. O marqueteiro Elsinho Mouco optou por focar nas propostas do candidato de maior apelo popular. A peça dará destaque ao auxílio paulistano, que é um complemento ao auxílio emergencial do governo federal, e ao vale-creche, entre outras promessas.

A estratégia de Russomanno de priorizar a associação de sua imagem à do presidente não encontra eco em seu próprio partido, o Republicanos. Aliados dizem que a sigla não foi consultada e que trata-se de uma escolha do próprio candidato. A comunicação da campanha sempre tratou o caso como uma aposta e um risco que Russomanno assumiu. A gestão de Bolsonaro é reprovada por 48% dos paulistanos, segundo o Datafolha. O percentual, ainda de acordo com o instituto, é quase o mesmo da taxa de rejeição de Russomanno nesta eleição : 47%.

Para apoiadores do presidente, no entanto, o raciocínio é inverso e a rejeição não é o problema. Doador da campanha, o empresário Otavio Fakhoury afirma que Russomanno deve focar em conquistar os 24% que aprovam o governo Bolsonaro em São Paulo, patamar que já seria suficiente para o candidato chegar ao segundo turno. O marqueteiro Elsinho Mouco tem sido alvo de críticas:

– O importante agora é o Bolsonaro aparecer na campanha do Celso. O Elsinho Mouco é da velha publicidade. O marketing vencedor é o digital. Espero que os últimos programas eleitorais mostrem claramente o apoio do Bolsonaro a ele (Russomanno). Tinha pouca associação com Bolsonaro no rádio e TV – afirma o empresário Otávio Fakhoury, que doou R$ 55 mil ao candidato e está entre os apoiadores mais influentes de Russomanno.

O marqueteiro rebateu as declarações do empresário:

-Se ser da velha publicidade é não concordar com fakenews, não concordar com qq tipo de gabinete do ódio, sou sim, com muita responsabilidade, da velha publicidade – afirma Mouco.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.