Congressistas de esquerda eleitos serão substituídos por direitistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/11/30/eleies-municipais-fazem-oposio-perder-espao-tambm-no-congresso.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Além da perda no número de prefeituras, os partidos de oposição ao governo Bolsonaro também ficarão menores na Câmara dos Deputados a partir de janeiro por causa das eleições municipais. Deputados do PSB, PDT e PT que foram eleitos prefeitos serão substituídos por políticos de partidos da base governista ou que votam a favor da agenda econômica do Executivo.

A deputada Margarida Salomão (PT), eleita prefeita de Juiz de Fora (MG), será substituída pelo ex-deputado e ex-senador Aelton Freitas (PL). Neucimar Fraga (PSD) ficará no lugar de Sergio Vidigal (PDT), que voltará a comandar a Prefeitura de Serra (ES). PL e PSD são dois dos maiores partidos da base do governo e apoiam os projetos do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.

O deputado JHC (PSB), eleito no segundo turno prefeito de Maceió, dará lugar a Pedro Vilela (PSDB). Os tucanos não são da base do governo e se declaram independentes, mas costumam votar a favor dos projetos econômicos propostos pelo Executivo – ajudaram a aprovar, por exemplo, a reforma da Previdência e o novo marco legal do saneamento básico.

Dos deputados federais de partidos de esquerda vitoriosos no segundo turno, apenas Edmilson Rodrigues (Psol), eleito em Belém, e João Campos (PSB), que será prefeito de Recife, darão lugar a suplentes de seus próprios partidos. Nos outros três casos, as coligações refletiram alianças regionais, sem relação com a posição dos partidos no plano nacional.

Os cinco partidos de esquerda (PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede) hoje possuem 133 deputados e, com essas mudanças, terão uma pequena redução, para 130 votos – a Câmara possui 513 parlamentares. A partir de 2022, as eleições proporcionais para deputado estarão proibidas e os suplentes serão obrigatoriamente do mesmo partido dos titulares.

Ao todo, 12 deputados federais venceram as eleições para prefeito, mas dois deles eram suplentes que assumiram o mandato por pouco tempo, apenas para ganhar destaque e se fortalecerem para a disputa municipal. No campo governista, haverá poucas mudanças porque os eleitos pelo Podemos, DEM, PSDB e PSD serão substituídos por colegas de partido.

A exceção é o deputado Wladimir Garotinho (PSD-RJ), filho dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, que venceu a disputa pela Prefeitura de Campos de Goytacazes (RJ), mas não sabe se poderá assumir porque seu vice teve a candidatura indeferida por suposta irregularidade no prazo de desincompatibilização.

Caso consiga reverter essa situação, a vaga será ocupada pelo atual secretário de Governo e Relações Institucionais de Angra dos Reis, Marcus Venissius (Patriota). O Patriota, assim com o PSD, faz parte da base de apoio de Bolsonaro no Congresso.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.