Crivella conserva alguma resistência em áreas mais pobres

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Editoria de Arte

Levantamento feito pelo GLOBO com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do IBGE mostra como se fragmentou o voto nos 1.419 locais de votação da cidade do Rio. A disputa de 11 postulantes em busca da cadeira para prefeito da cidade maravilhosa mais parece uma briga entre dois últimos gestores da cidade dos últimos 12 anos, Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos).

Os mapas permitem ver bolsões que nos gráficos de Zona Eleitoral não são possíveis. Mais que isso, indicam as bolhas nas quais os moradores cariocas estão inseridos. Cada polígono é uma seção de votação e sua área a zona de influência, a área que está mais próxima daquele local do que outro prédio ou escola.

Em regiões coloridas completamente de laranja, há pequenas regiões que seguiram outro caminho. E entre os redutos colorido pelo candidato do Republicanos, Paes consegue aparecer. Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT) não lideraram em nenhum local de votação.

Dos 1.419 locais de votação na capital, Crivella não chegou a conseguir nem a metade dos votos válidos em nenhum deles. O mais próximo que chegou foi na Pavuna, na Escola Municipal José Pedro Varella, na Zona Norte do Rio onde o prefeito teve 41,3% dos votos válidos.

Por ali, Crivella acumulou seus outros três melhores desempenhos, em Costa Barros e Bonsucesso. Em comum, bairros com renda média baixa, com 65% da população negra, parcela considerável de evangélicos, segmento no qual vai melhor nas pesquisas e vantagem superior a dez pontos percentuais com relação a Paes.

Em locais isolados, Crivella se faz presente, rompendo a fortaleza do candidato do DEM que se criou no território carioca.

Na Maré, em alguns colégios da região, Crivella conseguiu vencer Paes, como no Ceja Maré, onde registrou 36,8% dos votos e venceu. No Complexo do Alemão, em duas escolas, o atual prefeito também conseguiu sair vitorioso. São locais mais pobres da cidade, com grande percentual de evangélicos, nos quais a campanha deverá se intensificar a partir de agora.

Assim como no Jacarezinho, um ponto isolado no caminho entre Centro e Zona Norte, fruto do desempenho no Ciep Chanceler Willy Brandt. Na Zona Oeste, por sua vez, o efeito Bolsonaro pode ter surgido efeito, com domínio na região de Deodoro, onde habitam os militares.

Se Crivella costuma ir melhor em áreas mais pobres da cidade, com grande predomínio de evangélicos e negros, Paes também consegue um desempenho melhor quanto mais rica e branca é a região.

Apesar das segmentações, o ex-prefeito é dono de um desempenho considerável, pois conseguiu votação de aos menos 25% do eleitorado em 98% dos locais da cidade, independentemente da renda.

Há um corredor que percorre todo o litoral da Zona oeste e da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde há um predomínio claro do ex-prefeito. Se dependesse de 33 seções eleitorais, Paes teria levado o pleito no último domingo.

Foram nessas localidades onde registrou mais da metade dos votos válidos da cidade. Desses, mais da metade está na Zona Sul, onde domina, e na Barra da Tijuca, região rica da Zona Oeste.

A despeito do resultado positivo, seu melhor desempenho foi registrado na Zona Oeste. No Ciep Hildebrando de Araújo Goés, em Pedra de Guaratiba, onde conquistou 58,9% dos votos dos eleitores que ali foram no domingo. O pior, por sua vez, na Escola Municipal Rosa da Fonseca, local de votação do presidente Jair Bolsonaro. Nesse local, Paes conseguiu apenas 18,6% dos votos válidos, distante da média registrada na cidade.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.