Crivella responderá na Justiça por acusações de pedofilia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O candidato à prefeitura do Rio Eduardo Paes (DEM) e o PSOL anunciaram que entrarão com processos contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), por conta de uma live, transmitida na manhã desta quinta-feira, na qual o candidato à reeleição sugeriu de forma caluniosa que o partido tentaria implementar “pedofilia nas escolas”. Crivella divulgou a informação falsa ao lado do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), enquanto aguardava um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

Ao anunciar que o PSOL processará Crivella, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) chamou o prefeito do Rio de “ser rastejante”.

— Você vai ser processado, vai responder na Justiça. Isso é o desespero de quem vai tomar uma surra eleitoral. Você vai sair da prefeitura como um ser rastejante. Você é um ser político rastejante, Crivella — afirmou Freixo.

Na live com Otoni, Crivella afirmou que o PSOL “está com Eduardo Paes”, candidato do DEM e seu adversário no segundo turno da eleição à Prefeitura do Rio. O prefeito afirmou ter ouvido, sem apresentar informações que sustentassem a afirmação, que o PSOL “vai tomar conta da secretaria de Educação” numa eventual gestão Paes. Em vídeo transmitido à noite em resposta a Crivella, Freixo negou que o PSOL vá integrar um possível governo Paes e disse que o partido e seus sete vereadores eleitos “farão oposição a ele, uma oposição responsável”. O PSOL carioca pregou, em resolução divulgada na quarta-feira, um “não voto” em Crivella.

Ainda na transmissão ao vivo, Crivella dirigiu-se aos evangélicos e acusou falsamente seus adversários de tentar implementar “pedofilia nas escolas”. Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (leia a íntegra no fim desta matéria), Paes afirmou que processará Crivella “por essa gravíssima e mentirosa acusação”.

— O PSOL está com Eduardo Paes. Dizem que vai tomar conta da secretaria de Educação. Você imagina, pedofilia nas escolas? Eu fico imaginando um irmão meu evangélico, metodista, assembleiano, alguém da Universal. Jesus disse que o Reino de Deus é das crianças. Jesus se comparou às crianças. E nós vamos aceitar pedofilia na escola? No ensino infantil? — disse Crivella.

Ao lado do prefeito do Rio, Otoni reforçou as acusações falsas de Crivella, dizendo que “é um risco que estamos correndo se Eduardo for eleito”. Otoni é investigado no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal (STF), e já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de difamação, injúria e coação por ter xingado o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito.

Lideranças políticas se manifestaram nas redes sobre o vídeo de Crivella. O ex-ministro Fernando Haddad (PT) afirmou que o comportamento do prefeito do Rio “destrói a democracia”, e disse que “a justiça e a polícia deveriam ser acionadas”. O vereador eleito Chico Alencar (PSOL) fez uma live e classificou como “mentiras” as afirmações de Crivella.

Em debate entre os candidatos à prefeitura do Rio no primeiro turno, Crivella já havia disseminado uma informação caluniosa sobre o PSOL ao dirigir-se à candidata do partido, Renata Souza. Na ocasião, Crivella alegou falsamente que “haveria kit gay nas escolas” se o PSOL vencesse a releição, repetindo fake news disseminada pelo então candidato à Presidência Jair Bolsonaro em 2018.

O chamado “kit gay”, que nunca existiu, é um nome pejorativo usado para atacar o projeto “Escola sem Homofobia”, anunciado pelo governo federal em 2004. O projeto, que não chegou a ser executado, contaria com um caderno, boletins e cartas de apresentação para gestores e educadores. Este conjunto de materiais não incluía nenhum livro ou “kit” estimulando práticas sexuais por crianças, como foi afirmado de forma caluniosa por Bolsonaro na campanha presidencial. Em decisão em outubro 2018, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach determinou a suspensão de posts em redes sociais com a expressão “kit gay”, que, segundo a decisão, “gera desinformação no período eleitoral”.

Leia a íntegra da nota divulgada por Eduardo Paes:

“Na tarde de hoje, o atual prefeito do Rio Marcelo Crivella fez uma declaração pública de que um acordo meu com o Psol, garantiria a eles a secretaria de Educação e que este fato levaria à promoção de pedofilia nas escolas e que por isso, representaria um risco para as nossas crianças.

Em primeiro lugar, não há qualquer acordo político, nem troca de cargos com o Psol, nem de minha parte, nem da deles e, esta atitude reflete o desespero dele com a crescente perspectiva de derrota nas urnas, mas não imaginava que seria capaz de ir tão longe na baixeza e na mentira.

Ele será processado eleitoral, cível e criminalmente por essa gravíssima e mentirosa acusação”.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.