Escolas ignoram estatísticas sobre diversidade racial
Foto: Zanone Fraissat
Um dos problemas que as escolas privadas de São Paulo tentam solucionar para atender a demanda das famílias por uma educação antirracista é a falha na coleta de dados da cor da pele de seus alunos e professores.
Embora forneçam essas informações anualmente ao Inep —instituto ligado ao Ministério da Educação, que realiza o Censo Escolar— desde 2007, as instituições de ensino admitem que precisam aprimorar suas metodologias.
O quadro de baixa inclusão racial nas escolas da capital paulista foi revelado em uma primeira reportagem da Folha que mostrou que uma em cada dez escolas particulares de São Paulo não têm nenhum professor negro, segundo o Censo.
No caso dos alunos, para reduzir o risco de que os dados não refletissem bem a realidade, a Folha fez um recorte específico que incluiu apenas os estabelecimentos em que o percentual de estudantes com cor da pele declarada fosse superior a 75% do total.
Os resultados confirmam o que emerge da análise de todas as escolas da capital paulista. Na amostra mais restrita, o percentual de alunos negros em instituições privadas é de, apenas, 8,5% do total.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.