Governo tenta desfazer crise diplomática do filho 03 com a China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gil COHEN-MAGEN / AFP

Alguns integrantes do governo Bolsonaro adotaram um discurso para tentar minimizar os estragos feitos por mais uma provocação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à China.

Auxiliares de Jair Bolsonaro afirmam que “é fato” que o filho 03 do presidente errou mais uma vez com seu post sobre a tecnologia 5G, citando uma suposta “espionagem da China”. Dizem, porém, que a resposta do país asiático, que pede o abandono da retórica americana para evitar “consequências negativas”, também foi vista como “excessiva”. Eles argumentam que Eduardo havia apagado sua publicação quando a China emitiu seu comunicado. A mensagem do filho do presidente, no entanto, foi publicada na noite de segunda-feira (23) e só excluída apenas na tarde do dia seguinte.

O governo também tem recorrido a um argumento que já explorou em outras crises deflagradas por ataques de Eduardo à China. Diz que ele é um parlamentar e não integrante do Executivo, poder que efetivamente definirá o tema do 5G. Eduardo Bolsonaro é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e regulamente gasta seu tempo para falar da tecnologia e sinalizar apoio aos americanos.

Diplomatas discordam dos palacianos. Integrantes do Itamaraty ouvidos pela coluna viram a reação da China como mais uma demonstração de que a paciência com os ataques bolsonaristas se esgotou. Também afirmam que o país asiático buscou mostrar seu lado da narrativa, reforçando que é o maior parceiro comercial do Brasil e que “Eduardo e algumas personalidades” fazem declarações “infames”, que desrespeitam a “ cooperação sino-brasileira” e “solapam a atmosfera amistosa entre os dois países”.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.