Ibope diz que influência de Bolsonaro nas eleições é “zero”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR – 06.11.2020

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope Inteligência), Carlos Augusto Montenegro, o presidente Jair Bolsonaro não é um grande eleitor este ano.

Questionado sobre o porquê de Bolsonaro não conseguir emplacar seus candidatos a prefeito, Montenegro descartou qualquer tipo de influência cruzada entre as eleições municipais desse ano e a disputa pelo governo central. Para ele, Bolsonaro ou qualquer outro presidente não seria capaz de influir nos municípios, marcados pela aprovação de gestões locais.

“A influência do Bolsonaro é zero ou muito perto de zero. Nenhuma liderança política vai conseguir convencer o eleitor a votar em um mau gestor. Pode chegar lá Biden, Bolsonaro ou Lula, que não vai mudar nada”, disse.

“Nos 5,8 mil municípios brasileiros, o eleitor vota no bom prefeito na cabeça dele. Os que fizeram boas gestões estão sendo reeleitos tranquilamente. Os que não fizeram, serão trocados.”

Para o chefe do Ibope, a pouca influência de Bolsonaro na disputa é horizontal em todo o país e não só nos grandes centros. Ele reforçou, também, que tal percepção nada teria a ver com a popularidade do presidente. “Bolsonaro está apoiando de forma muito contundente o Celso Russomanno (Republicanos) em São Paulo. A cada pesquisa o Russomanno cai mais, mas o Bolsonaro não cai. No Rio, ele está apoiando o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que há quatro meses está com 15% e uma rejeição alta. Mas isso pouco tem a ver com a popularidade do Bolsonaro.”

Em painel online organizado ontem pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Montenegro disse que um eventual voto útil na eleição para prefeito do Rio de Janeiro, será em favor de Martha Rocha (PDT), a terceira colocada nas pesquisas.

Ele disse que a “queda brutal” de Russomanno permite afirmar que uma das vagas no segundo turno em São Paulo ficará entre Guilherme Boulos (Psol) e Márcio França (PSB).

“No Rio, se tiver voto útil, certamente vai para a Martha Rocha. Não seria para o Crivella ou Benedita. Mas acho que o normal é cada um votar no candidato em que acredita no primeiro turno e depois se posicionar no segundo”, disse Montenegro. O especialista lembrou que, assim como Bruno Covas (PSDB) em São Paulo, Eduardo Paes (DEM) está virtualmente garantido na segunda etapa. Isso porque, a fim de indicar o número de eleitores indecisos, as pesquisas captam votos totais e não votos válidos. Se fosse esse o parâmetro, diz ele, Paes estaria acima dos 40% nas medições.

Com rejeição baixa – 11%, segundo o Ibope -, Martha teria boa chance de herdar os votos dos “candidatos menores”, avalia Montenegro. Em segundo nas sondagens, o atual prefeito Marcelo Crivella estaria limitado pela rejeição de 58%. Em escala menor, o fenômeno também atinge a candidata do PT e quarta colocada nas pesquisas, Benedita da Silva, rejeitada por 28%. Em seu caso, haveria, ainda, o agravante de o PT não ter penetração histórica no Rio.

“O PDT sempre foi um partido muito tradicional no Rio de Janeiro graças ao [Leonel] Brizola. Teve muitas vitórias e toda a classe política do Rio começou no PDT: Cesar Maia, Garotinho. Aqui no Rio o PT nunca ganhou uma eleição, nem no Estado e nem na cidade. A Bené [Benedita da Silva] assumiu o governo porque era vice do Garotinho, que saiu para disputar a presidência”, disse Montenegro.

O presidente do Ibope disse ainda que, para Paes, um segundo turno contra Martha tende a ser mais acirrado do que contra Crivella. “Pela rejeição do Crivella, o Paes teria menos dificuldades de ser eleito. Contra Marta Rocha seria bem mais duro”, disse.

A última semana de campanha em São Paulo deve ser mais decisiva do que em outras capitais, afirmou Montenegro. “O que é forte em São Paulo é a queda do Russomanno. Isso é brutal, e o termo ‘derretendo’ talvez seja o mais correto mesmo. Essa queda vai fazer com que a disputa pelo segundo lugar fique entre Boulos e França. Pode ser que o voto útil de esquerda leve o Boulos ao segundo turno, mas só vamos saber no dia.”

Ele avalia que, se houvesse um mínimo de concertação na centro-esquerda paulistana, o candidato do Psol já teria um segundo turno “mais visível”. “Em São Paulo, a centro-esquerda está totalmente dividida. Pela primeira vez, o PT está estraçalhado na cidade: o partido sempre teve 15% ou 20% do votos, mas o Jilmar Tatto está com 6%. Se Boulos tivesse uma unidade maior, já teria um segundo lugar mais visível, embora já apareça em segundo nas pesquisas”, disse.

Sobre França, Montenegro destacou como trunfo o ‘recall’ da última disputa pelo governo do Estado contra o eleito João Doria (PSDB). “Ele [França] está ali, no bolo, mas não tem um crescimento muito forte”, comentou.

Valor Econômico

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.