Lula quer gesto de Tatto a favor de Boulos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o candidato Jilmar Tatto se reuniram na noite desta terça-feira para discutir o futuro da chapa do partido na eleição para a prefeitura de São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não participou da conversa, e outros dirigentes esperam que Tatto faça um gesto em favor de Guilherme Boulos (PSOL).

O caminho defendido é que Tatto não desista formalmente de sua candidatura, até porque não é mais possível tirar o nome da urna eletrônica, mas recomende o voto no postulante do PSOL. Essa solução também evitaria que os candidatos a vereador do PT ficassem sem o vínculo com uma chapa da disputa para prefeito.

Todos avaliam, porém, que a decisão de apoiar Boulos tem que partir do candidato. De acordo com dirigentes, Lula resolveu não intervir diretamente, mas deixou claro em conversas ao longo desta terça-feira que espera isso de Tatto diante do seu mau desempenho nas pesquisas de intenção de voto. A declaração em favor de Boulos, avaliam petistas, poderia criar um fato político para levar o candidato do PSOL para o segundo turno.

Tatto foi procurado no final da noite para comentar como recebeu a pressão dos dirigentes petistas, mas não respondeu. Lideranças da legenda relatam que o candidato vinha resistindo de forma dura a qualquer sugestão de retirada da chapa. Além de Gleisi, o presidente do PT de São Paulo, Luiz Marinho, também participou da reunião na noite desta terça-feira.

A assessoria do candidato só divulgou a agenda das atividades da campanha desta quarta-feira às 23h50. Estão previstas uma entrevista para rádio, uma carreata e um debate promovido pela TV dos Trabalhadores.

Pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira mostra Boulos numericamente em segundo lugar, com 13% das intenções de voto. Celso Russomanno (Republicanos) tem 12% e Márcio França (PSB), 10%. Tatto tem apenas 6%. Bruno Covas lidera de forma isolada com 32%.

Petistas sondaram no começo da semana o PSOL sobre a possibilidade de união na reta final em São Paulo e no Rio. A adesão de Tatto a Boulos seria compensada com desistência de Renata Souza (PSOL) em favor de Benedita da Silva (PT) na capital fluminense. A hipótese foi descartada por psolistas porque, no momento, não é enxergada chance concreta de Benedita ir ao segundo turno.

Um manifesto divulgado nesta terça-feira por intelectuais e artistas defende a união da esquerda em favor de Boulos em São Paulo e de Benedita no Rio. “Diante da situação, conclamamos eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos que partilham o campo da esquerda que somem forças, façam campanha e apoiem o candidato e a candidata mais bem colocados nas pesquisas, para que tenhamos ainda tempo de produzir sinergia e uma nova dinâmica que garanta a presença de Guilherme Boulos e de Benedita da Silva no segundo turno”, afirma o texto assinado, entre outros, pelo cientista político André Singer, ex-porta-voz da Presidência no governo Lula, pelo escritor Fernando Morais, pelo filósofo Vladimir Safatle e pela atriz Camila Pitanga.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.