Maia e Ciro discutem eleição na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo/11-02-2019

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ex-ministro Ciro Gomes discutiram em reunião em Fortaleza a sucessão de Maia e também cenários para a eleição de 2022, para a qual Ciro se coloca como alternativa. O anfitrião do encontro foi o governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Primeiro, Maia participou de uma reunião no Palácio da Abolição políticos de PT e do PDT e depois houve uma almoço com Ciro e um grupo mais reservado.

De acordo com o senador Cid Gomes (PDT-CE), que também acompanhou a reunião, as eleições presidenciais de 2022 também foram abordadas, mas ele nega que tenha se falado sobre nomes específicos para uma candidatura.

O senador afirmou também que há interesse mútuo em aglutinar partidos do que classificou como “centro progressista” para formar um bloco na Câmara para apoiar o candidato indicado pelo grupo hoje liderado por Maia. O senador afirmou que ele e Camilo são a favor da criação de um bloco unindo partido de centro e partidos progressistas.

— Há uma intenção que os partidos progressistas façam parte. O Camilo apoia e eu também defendo que o PDT entre nesse bloco — completou o senador, citando o governador petista.

Esse bloco, afirmou o senador ao GLOBO, deve ser formado nas próximas semanas e, para ele, pode ser um “embrião” para as eleições presidenciais de 2022.

— Não se falou em nomes, mas eu percebi [a disposição] e eu defendo que esse bloco seja um embrião para as eleições de 2022 para enfrentarmos Bolsonaro — disse Cid Gomes.

Apesar de ainda faltarem dois anos para as eleições presidenciais no país, o presidente Jair Bolsonaro vem dizendo desde seu primeiro ano de mandato que pretende concorrer à reeleição. Com a derrota dos candidatos apoiados por ele no primeiro turno das eleições municipais deste ano, partidos de esquerda e de centro têm buscado fazer alianças para construir candidaturas que possam unir diversas siglas.

Maia, por sua vez, tem mantido conversas sobre uma candidatura de centro em 2022, inclusive com o apresentador Luciano Huck, cotado como possível presidenciável. Após Huck se encontrar com o ex-ministro Sergio Moro, Maia deixou claro que não apoiaria uma chapa em 2022 que juntasse Huck e Moro — na sua avaliação, o ex-juiz que fez parte do governo Bolsonaro entre janeiro de 2019 e abril de 2020 é um nome de extrema-direita, e não de centro.

Na Câmara, Maia tem buscado um nome que mantenha uma posição de independência em relação ao governo nos próximos dois anos. Até o momento, há três nomes mais cotados para representar na eleição interna o grupo que hoje é liderado por Maia: Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Luciano Bivar (PSL-PE) e Baleia Rossi (MDB-SP). O presidente da Câmara, porém, ainda não decidiu quem terá seu apoio.

Os três nomes enfrentam dificuldades. Ribeiro não teria o endosso do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente de seu partido, pois a legenda deverá lançar Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro. Bivar é visto como sem trânsito com a esquerda por seu passado bolsonarista e por não ter refutado a possibilidade do presidente voltar ao PSL, presidido por ele. Já Baleia, que é presidente do MDB, é o mais bem cotado. Rivais, entretanto, dizem que ele não agrega todos os votos de Maia.

Além das atenções voltadas para o próximo biênio, Camilo Santana também pediu a Maia para pautar um projeto que permita a renegociação de empréstimos internacionais feitos pelos estados. Essa modalidade não entrou nas renegociações das dívidas dos estados e tem sido um pleito feito por alguns governadores para aliviar as contas estaduais que sofrem com as consequências econômicas da pandemia.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.