
MDB tem forte perda de prefeituras
Foto: Reprodução
Conhecido por ser um partido municipalista, o MDB manteve a tradição e a dianteira nas eleições deste domingo. A legenda conquistou o maior número de prefeituras entre todas as siglas, 773, assim como recebeu o apoio mais expressivo dos eleitores no país, aproximadamente 10,9 milhões de votos. Apesar da liderança, os números também mostram uma queda expressiva em quase todos os índices eleitorais, se compararmos com o desempenho de 2016. Uma das explicações é o crescimento de partidos do chamado “Centrão”, como PP, PSD e Republicanos.
A vitória do MDB significou, na realidade, uma redução de 25% das prefeituras conquistadas há quatro anos. Na época, o partido elegeu prefeitos em 1.035 municípios, 262 a mais do que agora. A vitória também é menos expressiva do que as registradas em 2012 (1.015 prefeituras) e 2008 (1.194), o que evidencia a trajetória descendente da legenda.
Neste cenário, a sigla que sempre teve o exército mais expressivos de prefeitos passou a ser seguida de perto pelo PP, que passou de 495 para 682 prefeituras, e PSD, que cresceu de 537 para 650. O Republicanos também teve crescimento significativo (acréscimo de 102% em número de prefeituras), mas está um pouco abaixo nesta lista porque comandará 208 cidades a partir desta eleição.
O recuo afetou também o número total de eleitores do MDB. O partido está na frente de outras agremiações com 10,9 milhões de votos recebidos, mas não chegou perto de repetir o desempenho passado. Na ocasião, a legenda atingiu 17,7 milhões de votos. O mesmo se viu em relação aos vereadores eleitos pelo partido. Foram 6.489 neste ano, ante 7.571 em 2016.
Em relação às capitais brasileiras, o cenário ainda é incerto. Os emedebistas irão disputar sete capitais neste segundo turno, mas até agora não garantiu nenhuma delas. Em 2016, a legenda obteve uma capital no logo no primeiro turno e, posteriormente, outras três, o que deu à sigla quatro capitais no total. Ao Valor, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), enalteceu o resultado.
“O MDB saiu da eleição com uma vitória gigante. Elegeu o maior número de prefeitos, de vices, de vereadores e fomos o partido mais votado do Brasil. O MDB, quando todos achavam que perderia, saiu muito fortalecido da eleição porque tem características municipais, a pauta municipalista, bons gestores, que entregam resultado”, disse.
Baleia Rossi também explicou o número menor de prefeitos em comparação com a eleição de 2016. Segundo ele, muitos gestores deixaram a legenda porque não tinham fidelidade partidária. “Nesta eleição, está mais fidelizado. [Os prefeitos] não trabalhavam para parlamentares do MDB, não tinham fidelidade partidária. Tanto é que muitos deles saiu do partido depois da última eleição, não fazem falta nenhuma”, acrescentou.
O presidente do MDB também comentou o avanço do Centrão nos municípios. Segundo ele, essas siglas diziam que ultrapassariam o MDB, mas não conseguiram. Ele recorreu ao futebol para explicar o cenário. “Nos pontos corridos, ganhar com 10 pontos ou 5 pontos à frente ainda é vitória”, disse.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.