Por cotas eleitorais, candidatos brancos se dizem negros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Matheus Alves e Pedro Borges

Entre todos os candidatos a prefeito e vereador nesta eleição que se autodeclararam negros —ou seja, pretos ou pardos— na cidade de São Paulo, 10,7% foram percebidos como brancos. No Rio de Janeiro, o índice cai pela metade: 5,7%.

Os números são resultado de uma pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), núcleo do CNPq com sede na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que atua desde 2008 em investigações sobre políticas de combate à desigualdade.

O levantamento mostra que essas candidaturas não são uniformes entre os partidos: no Rio de Janeiro, o PTC e o PMB tiveram, respectivamente, 14% e 13% dos candidatos negros dentro desse grupo.

O mesmo pode ser observado em São Paulo. A UP, com 25%, e o PC do B, com 20%, lideram a lista —embora a primeira sigla tenha lançado apenas quatro candidatos na capital paulista.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.