Bolsonarista pede apoio à esquerda para presidir Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Com o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) fora da disputa pelo comando da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) passou a buscar o apoio de partidos de esquerda. Nesta segunda-feira, Lira, cuja candidatura é a preferida do presidente Jair Bolsonaro, encontrou-se com o vice-presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e com deputados federais pernambucanos. Amanhã, Lira tem reunião agendada com a bancada do PCdoB, em Brasília.

O foco de Lira é obter o apoio de 30% dos deputados de esquerda para sair vitorioso na disputa, conquistando votos de políticos de legendas como PSB, PDT e até PT. O discurso já está ensaiado e decorado. Lira tem dito que apoia as pautas econômicas do Planalto, mas que, na Câmara, nunca votou a favor de pautas polêmicas de costumes tidas como conservadoras. Um aliado afirma que Lira deixa claro nas conversas que não será “capacho de Bolsonaro”.

Para tentar angariar o apoio da esquerda, Lira também tem dito que, se eleito presidente da Casa, vai ouvir o colégio de líderes para tomar decisões sobre matérias que entrarão na pauta. O deputado tem criticado o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o acusando de centralizar essas escolhas. O objetivo com o discurso é enfraquecer a influência de Maia junto à esquerda, tendo em vista que, hoje, a maior parte da oposição a Bolsonaro está inclinada a votar no candidato que o atual presidente da Câmara apoiar.

Com cerca de 130 deputados dos 513 da Câmara, a esquerda é considerada peça-chave na disputa. Mas, para isso, tem que mostrar unidade, alinhando votos para costurar acordos que possibilitariam cargos na mesa diretora da Casa e o compromisso do futuro presidente do parlamento de votar – ou não votar — pautas consideradas importantes para o campo político. No entanto, essa unidade da esquerda parece longe de se formar, com partidos planejando movimentos diferentes.

Maior legenda da Casa, o PT apoiará um bloco e está disposto a ouvir as propostas de Lira.

— Queremos participar de um bloco. Não teremos candidatura de oposição. Vamos ouvir o Lira e os candidatos apoiados pelo Rodrigo Maia – disse Enio Verri (PT-PR), líder da bancada em Brasília.

O PDT, por sua vez, não vê com bons olhos a candidatura de Lira e nem a de outros nomes que se colocam no pleito, como Baleia Rossi (MDB-SP) e Luciano Bivar (PSL-PE).

— Os nomes que estão colocados até agora têm muita dificuldade de penetrar no nosso campo. Estamos avaliando a possibilidade de apoiar o lançamento de outro nome, que pode ser de esquerda ou até mesmo do centrão – disse o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Ideia semelhante tem Jandira Feghali (PCdoB-RJ), apesar de reconhecer a dificuldade de derrotar os candidatos que já estão se articulando.

— Uma candidatura da oposição no primeiro turno é difícil, mas pode aparecer. Se ela tiver amplo apoio da esquerda, mostraria força e unidade para uma negociação no segundo turno, na qual o candidato se comprometeria com pautas importantes para o país.

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, por sua vez, segue a linha de compor com um bloco já existente.

— Diferentemente de outros momentos da política nacional, avalio que agora não há espaço para o lançamento de uma candidatura de esquerda. Estamos ouvindo e examinando os candidatos que já se apresentaram. Ressalto que, se algum nome de esquerda decidir se lançar, tem o meu respeito, mas não acredito que haja viabilidade.

Já no PSOL está alinhavado o lançamento de uma candidatura própria.

— A candidatura própria é uma tradição que, pelas conversas, ao que tudo indica, vai se manter no PSOL. Não há hoje nenhum nome para a presidência da Câmara que represente os ideais do PSOL — disse o deputado federal Marcelo Freixo, afirmando, contudo, que o nome do partido ainda não foi definido.

Integrante da direita, Luciano Bivar (PSL-PE) também tem procurado a esquerda.

— O apoio da oposição é fundamental na eleição à presidência da Câmara. E tenho deixado claro que não serei um presidente nem a favor nem contra o governo – disse Bivar, que afirmou que só não vai se lançar candidato se um outro nome de centro ou centro-direita mostrar ter mais viabilidade.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.