Bolsonaro defende mais dinheiro para Forças Armadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a Marinha lançou ao mar nesta sexta-feira o segundo submarino que integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), no Complexo Naval de Itaguaí, no Sul do Rio de Janeiro. Em seu discurso, Bolsonaro disse ser um presidente que “respeita seus militares” e reafirmou seu apoio aos programas bilionários de incremento tecnológico e aquisição de armas das Forças Armadas.

A cerimônia marca a conclusão de mais uma etapa do Prosub, orçado em R$ 37,1 bilhões. Desse valor, já foram gastos R$ 20,8 bilhões desde 2008, quando o programa foi lançado, ainda no segundo governo Lula. A afirmação de Bolsonaro vem em linha com a preservação das dotações orçamentárias a militares ante cortes impostos a outras pastas em um contexto de restrição fiscal.

“O Brasil segue convicto de que esse e outros empreendimentos de grande envergadura possibilitarão um futuro grandioso ao povo brasileiro”, disse o presidente. Segundo ele, os avanços no Prosub revelam “a capacidade do Brasil em projetar, construir e operar submarinos de última geração”.

Antes de ler seu discurso, Bolsonaro afirmou que o Brasil tem “um presidente cristão que respeita seus militares e deve lealdade absoluta ao povo”. “Buscar fazer a coisa certa, ser patriota, defender a democracia, a liberdade e externar a verdade não são coisas fáceis, mas nós somos persistentes. (…) O Brasil está mudando. Nós venceremos. Não é fácil, mas vamos conseguir”, disse.

Bolsonaro estava acompanhado dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), também estava presente.

Durante a cerimônia foi lançado ao mar o submarino Humaitá (S-41) e outra unidade, o Toneleiro (S-42), teve as seções do casco integradas. A fusão das partes de um submarino antecede sua entrada simbólica no mar, o chamado “batismo”.

Em seguida, o aparelho passa por uma bateria de testes até ser entregue ao setor operativo da Marinha. Submarino mais adiantado do Prosub, o Riachuelo (S-40) está justamente nessa fase e passa por testes de imersão dinâmica, na qual é avaliada a capacidade de navegar submerso, conforme informou a Marinha. A unidade deverá ser entregue para operar no início de 2021. Conforme noticiou o Valor em julho, havia expectativa de que essa entrega pudesse acontecer também na cerimônia desta sexta-feira, o que não aconteceu.

Ao todo, o Prosub prevê a construção e ativação de cinco submarinos, quatro de propulsão diesel-elétrica e um quinto nuclear, com entrega prevista para o fim da década. Quarta e última unidade de propulsão tradicional, o Angostura (S-43), tem 50% da construção concluída e deve iniciar os testes de mar até o segundo semestre de 2023, informou a Marinha.

Segundo assessores, o presidente deve permanecer no Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Ele deve visitar a Escola Naval e pernoitar no Forte de São João, do Exército. Na manhã de sábado, Bolsonaro participa de formatura de oficiais da Marinha, também na capital fluminense.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.