Brasil também terá caça a estátuas de escravocratas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Duas deputadas do PSOL – Áurea Carolina (MG) e Talíria Petrone (RJ) – e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), todos negros, protocolaram projeto de lei proibindo homenagens a quem no passado foi
proprietário e traficante de escravos e a pensadores que defenderam e legitimaram a escravidão.

O parlamentares defendem a remoção das ruas de monumentos públicos, estátuas, totens, praças e bustos que cultuam essas pessoas. Ao todo, são 180 estátuas em todo o país.

No projeto, os três defendem que esse material seja destinado a museus e que sejam inseridas informações sobre suas relações com a escravidão.

O levantamento com esses nomes está exposto no site Galeria da Arte Racista Brasileira. Durante 5 meses, um grupo do Coletivo Negro de Historiadores Tereza de Benguela realizou essa pesquisa e identificou os 180 monumentos.

Nessa lista, completa no site “Notícia Preta”, tem Tiradentes, Cristóvão Colombo, Bento Gonçalves, Borba Gato e Maurício de Nassau, entre outras dezenas de nomes.

“Existe também um caráter pedagógico dos monumentos, o pois os homenageados são pessoas reconhecidas pela sociedade como figuras exemplares e que devem servir de inspiração para as novas gerações. Desta forma, as estátuas cumprem esse papel, porém é totalmente incoerente termos personagens que participaram de atos deploráveis, como a legitimação da escravidão, sendo tratados como exemplo para novas gerações”, afirmam os três parlamentares na justificativa do projeto.

Veja 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.