“Blogueiros” bolsonaristas não são blogueiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Fábio Zanini

Entre 2008 e 2011, tive um blog sobre o continente africano, o saudoso Pé na África, e há quase dois anos mantenho o Saída Pela Direita, dedicado a cobrir o mundo destro.

Sou, portanto, um blogueiro assumido, e nunca tive problema com este rótulo. De uns tempos para cá, no entanto, esta palavra, para minha surpresa, virou quase um xingamento.

Começou com a forma como diversos veículos de imprensa, Folha inclusive, passaram a se referir a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro atuantes em redes sociais.

Figuras como Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, Leandro Ruschel e Bernardo Kuster, entre outros, receberam o qualificativo de “blogueiros”.

Em retaliação, e provando mais uma vez que nosso debate público é pura quinta série, os bolsonaristas é quem passaram a chamar jornalistas profissionais, alguns com décadas de experiência, reconhecimento e prêmios no currículo, de “blogueiros”.

Ou seja, de repente, a palavra virou sinônimo de parcialidade, pouca credibilidade, ativismo e, pior, difusão de falsidades e de discurso de ódio contra opositores.

Definir de alguma forma os integrantes da tropa de choque bolsonarista nas redes sociais é um desafio, mas não consigo achar justificativa possível para que a palavra usada seja “blogueiro”, a começar por uma razão simples: o termo é impreciso. Nenhum dos apoiadores do presidente tem um blog, ao menos como atividade principal.

Alguns seriam mais apropriadamente chamados de youtubers, ou donos de sites. Allan dos Santos, por exemplo, expressa seu chapa-branquismo sobretudo por meio um canal de vídeo, o Terça Livre.

Redação com Folha

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.