Bolsonaro continua pregando contra vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que determinar a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 seria uma “irresponsabilidade” porque vacina ainda é “experimental”. Bolsonaro disse, no entanto, que não está fazendo “campanha contra” o imunizante.

O governo federal só aplicará vacinas que tenham a eficácia comprovada pela Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa). Ou seja, os imunizantes não são “experimentais”, como disse o presidente.

— Não estou fazendo campanha contra a vacina. Agora, é uma vacina experimental. Então, a obrigatoriedade fica sendo uma irresponsabilidade — afirmou Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que o poder público declare obrigatória a vacinação contra a Covid-19, desde que as pessoas não sejam forçadas a se submeter à imunização contra a vontade própria. Os ministros declararam que a obrigatoriedade deve ser imposta por meio indireto — ou seja, quem não tomar a vacina pode ser impedido de frequentar determinados lugares, como escolas e transporte público.

Existem dois tipos de registros possíveis pela Anvisa. O primeiro é o registro definitivo, que é o padrão da agência e permite a aplicação em toda a população e a comercialização do imunizante. O outro tipo é a autorização emergencial, criada em dezembro pela Anvisa justamente para acelerar a análise de vacinas contra o novo coronavírus, e que permite a vacinação de um grupo específico.

Os únicos dois pedidos feitos até agora — pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan — foram para autorizações emergenciais. A Anvisa deve anunciar o resultado das duas análises no domingo, e o Ministério da Saúde espera iniciar a vacinação na quarta-feira.

Na mesma conversa com apoiadores, Bolsonaro afirmou que a situação em Manaus é “terrível”, mas que o governo federal fez a sua “parte”. O Amazonas sofre com falta de oxigênio hospitalar.

— Problema em Manaus. Terrível o problema lá. Agora, nós fizemos a nossa parte. Hoje as Forças Armadas deslocaram para lá um hospital de campanha. O ministro da Saúde esteve lá na segunda-feira, providenciou oxigênio.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.