Bolsonaro faz despencar vacinação de crianças no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ O Globo

De 11 vacinas consideradas essenciais nos dois primeiros anos de vida das crianças, o ano de 2019, primeiro de Jair Bolsonaro como presidente da República, marcou o menor índice da série histórica em relação a seis delas: BCG, Hepatite B (para crianças de até 30 dias), Hepatite B (demais casos), Meningite C, Pentavalente e Poliomielite.

Nos casos da BCG, Hepatite B e Poliomielite, mais antigas no calendário de vacinação, os índices são os menores desde 2000.

Os números de 2020, disponíveis no Datasus, do Ministério da Saúde, ainda são parciais. Por isso, não é possível fazer uma análise fechada. Considerando os dados disponíveis por ora, os índices de cobertura vacinal estão menores do que em 2019. A tendência deve ser confirmada em razão da pandemia e a consequente menor frequência em postos de saúde.

Além desses recordes históricos negativos, outras duas vacinas apresentaram queda de cobertura em 2019 na comparação com o ano anterior: a do rotavírus e a pneumocócica. No caso desta última, a cobertura de 89,07% no ano passado foi a terceira menor desde o início da série histórica, em 2010, mas representou uma queda importante em relação à média de 93,94% que vinha sendo registrada no país desde 2013.

Do lado positivo, o ano de 2019 marcou um recorde na cobertura vacinal de febre amarela, com cobertura de 62,41% (a média histórica anual até então era de 45,67%). A vacinação contra a Hepatite A atingiu no ano passado seu segundo melhor índice da série histórica iniciada em 2014, com 85,02%.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.