Chegada da vacina expõe má gestão da diplomacia brasileira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

A dificuldade do Brasil em obter acesso às vacinas ou insumos para sua produção não é um acidente. Mas resultado de escolhas políticas e estratégicas que, hoje, cobram seu preço. E no caso da pandemia da covid-19, um preço em forma de vidas.

Ao longo dos últimos dois anos, o Itamaraty e o Palácio do Planalto desmontaram décadas de uma tradição de construir pontes e de manter relações com todos, independente de suas vertentes ideológicas. FHC recebia Chávez e jantava com banqueiros e monarcas. Lula visitava Bush, ganhava prêmio em Davos e era herói em Porto Alegre, então sede do Fórum Social Mundial.

Sob a gestão de Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo, a ideologia tomou conta das escolhas diplomáticas. Se os sinais de isolamento ficavam cada vez mais claros nos últimos meses, a vacina contra a covid-19 escancarou que, em algum momento, a conta chega. E chegou.

Por meses, a chefia do Itamaraty atacou a China, insinuou que o governo de Pequim estaria usando a pandemia para ganhar força internacional, criticou seu embaixador em Brasília, denunciou o “comunavírus” e abriu um fosso inédito entre os dois países.

Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, revelou à coluna que diversas vezes foi sabotado pelo Itamaraty ao tentar uma aproximação com o embaixador da China em Brasília.

Agora, ao precisar que as autoridades chinesas liberem a exportação de insumos ou a entrega de mais doses da vacina, se encontram diante de uma muralha. A busca do Itamaraty, neste momento, é por encontrar um interlocutor que seja aceito pelos chineses para que uma negociação possa ocorrer

Redação com Uol

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.