Idosos de SP se revoltam contra fim do transporte gratuito

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: André Porto/UOL

De longe parece um formigueiro, mas são as milhares de pessoas que transitam todos os dias pelo complexo do Metrô Barra Funda, uma das “super” estações da capital, abastecida por metrô, ônibus metropolitanos, trem da CPTM e um terminal rodoviário. Pessoas chegam e vão embora de São Paulo todos os dias. Não fossem os rostos parcialmente cobertos por máscaras de pano, seria possível esquecer por alguns minutos que a capital paulista passa por um dos seus piores momentos na pandemia causada pela covid-19, com mais de 10 mil internações desde dezembro de 2020 no estado.

Fora a pandemia, e com o fim do auxílio emergencial, alguns usuários de transporte público paulistano terão mais uma preocupação: o fim da gratuidade do transporte para idosos de 60 a 64 anos. A medida foi aprovada em 23 de dezembro em uma ação conjunta entre a prefeitura e o governo do estado.

A medida chegou a ser derrubada por uma decisão liminar, a pedido do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, mas foi cassada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) em 12 de janeiro.

Com isso, o fim da gratuidade para idosos nessa faixa etária passará a valer a partir do dia 1º de fevereiro. Entre boa parte dos entrevistados que se disseram afetados pela medida, gênero e profissão se destacam. Muitas mulheres nessa idade ainda precisam sair de casa para trabalhar como domésticas e, agora, se perguntam como poderão arcar com os custos de deslocamento.

Redação com Uol

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.