Ministério da Saúde desloca aviões até a Índia para buscar vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Dias/PR

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira, 13, que um avião da empresa aérea Azul saíra do Brasil na noite de quinta-feira, 14, com destino a Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela parceria AstraZeneca/Oxford. As doses foram adquiridas pelo Ministério da Saúde para garantir o início da imunização dos brasileiros.

“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante pronunciamento em Manaus.

O Airbus A330neo – maior aeronave da frota da companhia – decolará do Aeroporto de Recife, às 23h. A previsão de retorno é no próximo sábado, dia 16, pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas.

A vacina da AstraZeneca será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita. “Vamos vacinar em janeiro. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis”, ressaltou Pazuello.

A previsão é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decida sobre o pedido de autorização para uso emergencial do imunizante no próximo domingo, 17. Na data, a agência também deverá decidir sobre a vacina do Instituto Butantan (Sinovac).

O avião irá direto para a cidade indiana de Mumbai – serão 15 horas de voo sem escalas, em um trajeto de mais de 12.000 quilômetros. A doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum – a carga é estimada em 15 toneladas. De acordo com a Azul, a aeronave que irá realizar a operação será equipada com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

O Ministério da Saúde tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) por meio das companhias aéreas, Azul, Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19. A segurança de todo o transporte em terra até os estados terá o apoio do Ministério da Defesa.

8 milhões de doses
Além dos 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil também conta com mais 6 milhões de doses da vacina do o Instituto Butantan, a CoronaVac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já tem garantidas 354 milhões de doses contratadas após acordos realizados com a Fiocruz, responsável pela vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil, e com o Instituto Butantan.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.