O candidato negro que derrotou uma “senhora branca”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS

Era natural. A invasão do Capitólio terminou ofuscando um pouco um feito notável, que foi a eleição do , Raphael Warnock. Para o antropólogo Roberto DaMatta, não é pouca coisa “um negro derrotar uma senhora branca lá”. A Geórgia, como se sabe, estava entre os 11 estados agrários e sulistas que, em 1861, fundaram a Confederação, que terminou numa guerra civil em oposição ao governo abolicionista de Abraham Lincoln.

Aliás, no filme “Ray”, de 2004, que tem Jamie Foxx no papel do gênio Ray Charles (1930-2004), tem uma cena em que o artista se recusa a fazer um show em sua terra para um público segregado. Ray Charles ficou um tempo proibido de realizar apresentações no estado, mas no final foi consagrado pelos conterrâneos, e “Georgia on my mind”, sucesso na voz do cantor, virou hino estadual.

DaMatta, que classificou o episódio de quarta nos EUA como um tsunami político, lembra também que não havia negros no grupo — insuflado por Trump — que invadiu o Capitólio. “Em 1963, quando eu dava aulas nos EUA, esse problema da supremacia branca já existia. Não foi à toa que Kennedy e Martin Luther King morreram. O apartheid americano vem depois da Guerra Civil, num acordo político embaixo da mesa, como acontece aqui no Brasil. Esse episódio lamentável mostra o preço de uma antiliderança”.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.