OAB denunciará ministro da Justiça por abuso de autoridade

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

A cúpula da OAB avalia acionar judicialmente o ministro da Justiça, André Mendonça, com base na Lei de Abuso de Autoridade, aprovada no Congresso com apoio do presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2019.

Integrantes da entidade consultaram o jurista Leonardo Antonelli, que elaborou parecer sobre as possíveis medidas legais cabíveis em face da conduta de Mendonça, que determinou a abertura de inquérito contra o advogado Marcelo Feller, acusado de praticar crime contra a segurança nacional por ter expressado publicamente sua opinião sobre o presidente.

Na avaliação do jurista, a conduta do ministro da Justiça poderia ser enquadrada em dois artigos da Lei de Abuso de Autoridade. Um deles aponta como crime de abuso de autoridade “dar início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente”.

Caso leve à responsabilização criminal do ministro, o episódio pode atrapalhar os planos de Mendonça. Como se sabe, ele é um dos integrantes da Esplanada que busca se cacifar para uma vaga no Supremo — o posto exige “reputação ilibada”.

Na quinta-feira, o presidente da OAB, Feliz Santa Cruz, já havia emitido uma nota em repúdio à abertura de investigação contra o advogado. “O ministro da Justiça, André Mendonça, ao requisitar inquérito policial para investigar o advogado Marcelo Feller, busca atingir, mais uma vez, quem se manifesta de forma crítica ao descalabro do governo diante da pandemia que atinge os brasileiros”, escreveu.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.