PSOL fica neutro entre candidatos de Maia e Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após decisão do PT de apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara, os partidos de oposição, com exceção do PSOL, formalizaram a aliança com o emedebista. Em carta divulgada nesta segunda-feira, PT, PCdoB, PSB, PDT e Rede anunciaram que o objetivo do acordo é “derrotar Bolsonaro e sua pretensão de controlar o Congresso”.

As legendas decidiram pelo alinhamento ao bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para tentar derrotar o candidato apoiado por Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL). No documento, as siglas enumeram cinco compromissos assumidos por Baleia Rossi.

O acordo prevê a “defesa da Constituição”, a “proteção à democracia”, a “independência do Legislativo”, com a garantia de instrumentos de ação e fiscalização da oposição, além do respeito à soberania do país e a proteção de minorias.

“Tais compromissos, assumidos também pelo candidato a presidente da Câmara que decidimos apoiar, deputado Baleia Rossi, orientará nossa atuação parlamentar, em estrito cumprimento dos mandatos que a população nos conferiu”, diz a nota da oposição.

No documento, os parlamentares de esquerda criticam a atuação de Bolsonaro durante a pandemia, qualificando o governo como “insensível ao sofrimento do povo, irresponsável diante da pandemia e chefiado por um presidente da República que ao longo de sua trajetória sempre se colocou contra a democracia”.

“Nós, dos partidos de oposição, temos a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira, e de lutar para que nosso povo possa ter resguardados o direito à vida, à saúde, ao emprego e renda, à alimentação acessível, à educação, à moradia, a defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e quilombolas, entre outros direitos essenciais”.

Com a decisão, Baleia Rossi consolida o apoio de onze partidos em um bloco para a eleição de fevereiro.

“Foi essa responsabilidade que nos uniu aos demais partidos do bloco que integramos para propor saídas ao país e ao nosso povo, aos problemas que nos afligiram nos dois últimos anos, especialmente durante a pandemia, tais como a aprovação da PEC do ‘orçamento de guerra’, a renda emergencial e a liberação de recursos para o SUS, para Estados e Municípios, que efetivamos juntos nesse período”, diz a nota das legendas.

No Twitter, após a divulgação do manifesto, Baleia disse que um ponto fundamental do documento é o “acesso universal à vacina”.”A imunização gratuita tem que ser para todos, principalmente pra quem depende da saúde pública. Só assim vamos vencer o corona. A Câmara tem que trabalhar para viabilizar isso o quanto antes”, escreveu.

VEJA ALGUNS PONTOS DA CARTA:

Defesa da Constituição

Evitar sua deformação por emendas patrocinadas pelo governo, respeitar os direitos e garantias fundamentais.

Proteção à democracia

Impedir a tramitação de projetos de cunho antidemocrático e que representem retrocessos nos direitos e garantias individuais e coletivas e nos direitos humanos.

Independência do Legislativo

Instalar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), convocar ministros para prestar contas, garantir a proporcionalidade na indicação de relatorias de matérias que tramitam na Câmara e respeitar as minorias parlamentares.

Respeito à soberania do país

Proteger o patrimônio público, as riquezas naturais e empresas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.

Garantia do direito à vida

Acesso universal à vacina contra o novo coronavírus, renda emergencial, ampliação do Bolsa Família e geração de emprego.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.