Bolsonaro diz que não controlará preço dos combustíveis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que, apesar da escalada de preços dos combustíveis praticados dentro do país, não há interesse do governo de intervir na política de preços da Petrobras.

“Deixo bem claro, o nosso compromisso é cada vez mais tirar o Estado de cima do povo trabalhador. Temos esse compromisso, bem como respeitar contratos e jamais intervir, seja qual forma for contra outra instituições. Jamais controlaremos preços da Petrobras, ela está inserida no contexto mundial com políticas próprias e nós a respeitamos”, disse Bolsonaro em pronunciamento no Palácio do Planado, ao lado de integrantes do primeiro escalão do governo e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

O executivo da estatal assegurou, por sua vez, que o governo “nunca interferiu” nos preços dos combustíveis ou em qualquer assunto interno da Petrobras. “Os preços de combustíveis são determinados de forma global, assim como soja, minério, café”, disse. “Ela segue as cotações internacionais e fazer diferente disso foi desastroso no passado”, completou.

Castello Branco lembrou que já “houve período em que a Petrobras reduziu o preço nas refinarias em 40% e nos postos baixou 14%”.

Para ele, a política distorcida de controle de preços em gestões anteriores contribui para piorar a percepção do Brasil sobre taxa de câmbio, de juros e de inflação. “Fiz explicação [na reunião] sobre combustíveis, o objetivo de todos é resolver o problema do transporte rodoviário de cargas”, afirmou, se referindo à preocupação com novo levante por parte dos caminhoneiros contra a alta do preço do diesel na bomba.

A preocupação com nova greve foi manifestada pelos ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo próprio presidente da República durante a entrevista coletiva.

Albuquerque disse que a pasta está fazendo acompanhamento do setor para medidas que possam evitar volatilidade do preço dos combustíveis, que é a principal queixa do caminhoneiros. “Acredito que em breve teremos resultados positivos”, disse.

Bolsonaro notou que a reunião realizada nesta sexta-feira com ministros e o comando da Petrobras é uma iniciativa do governo para se antecipar a eventuais problemas. “Nós temos a obrigação, o governo federal, de antecipar problemas e também de proporcionar as melhores políticas para o bem-estar do nosso povo, sempre baseado na transparência e na previsibilidade”, afirmou.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.