Bolsonaro faz profissão de fé nas privatizações

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta terça-feira (23/2) que a agenda de privatizações do governo federal “continua a todo vapor”. O chefe do Executivo federal foi até o Senado para apresentar ao Congresso Nacional a Medida Provisória da Privatização da Eletrobras (MP de nº 1.031). O evento não constava na agenda do presidente e ele decidiu ir de última hora, a pé, do Planalto até o Congresso.

Ao lado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Bolsonaro, que não usou máscara de proteção, fez questão de reafirmar o compromisso do seu governo com as privatizações.

“Estou tendo a grata satisfação de retornar a esta casa trazendo uma medida provisória que visa à capitalização do sistema da Eletrobras. Então a Câmara e o Senado vão dar a devida atenção à matéria, até por ser uma MP. A nossa agenda de privatização, não que a medida provisória não trate disso, mas nossa agenda continua a todo vapor”, ressaltou Bolsonaro.

“Nós queremos, sim, enxugar o Estado, diminuir o tamanho do mesmo para que nossa economia possa dar uma satisfação, possa dar a resposta que a sociedade precisa”, complementou.

Também participaram da cerimônia os ministros Paulo Guedes (Economia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Arthur Lira apontou que esse é o “primeiro passo da Agenda Brasil”. Pacheco elogiou a ida do presidente ao Congresso e classificou como “um gesto de respeito ao Congresso Nacional”. Segundo ele, o Legislativo buscará “manter a relação de cordialidade” entre os Poderes.

Pacheco ainda disse que “como todas as MPs, a da Eletrobras terá devida atenção e acompanhamento”. Por sua vez, Lira afirmou que “a Câmara iniciará com muita rapidez a discussão dessa medida provisória, já com pauta para a próxima semana, no plenário da Câmara dos Deputados”.

Medidas provisórias têm força de lei assim que publicadas no “Diário Oficial da União”. Precisam, contudo, ser aprovadas pelo Congresso para se tornar leis em definitivo.

Com isso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá iniciar os estudos para a privatização da estatal.

Na noite desta terça, a Eletrobras também divulgou um comunicado ao mercado informando que o Ministério de Minas e Energia editou a MP que estabelece a privatização da companhia.

A Eletrobras destacou ainda que, entre as mudanças, está a prorrogação por trinta anos do contrato de concessão da usina hidrelétrica de Tucuruí, da controlada Eletronorte.

Acesse aqui a MP da Privatização da Eletrobras.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.