Deputada bolsonarista relatará caso de Silveira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou a deputada Magda Mofatto (PL-GO) como relatora da votação sobre a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). Inicialmente, o relator seria Carlos Sampaio (PSDB-SP), mas a indicada na manhã de hoje foi Mofatto.

A tendência é de que ela seja favorável à manutenção da prisão. Com isso, é preciso que 257 deputados, a maioria absoluta da casa, votem a favor de reverter a prisão e soltar Silveira, cenário visto como improvável. O presidente da Câmara e líderes partidários sinalizaram ontem que há maioria absoluta da Casa para manter o deputado preso.

Sampaio foi substituído após demonstrar resistência a aceitar sugestões em seu relatório. Líderes do Centrão queriam que, em seu discurso, fossem inseridas críticas ao ativismo judicial do Supremo, citando alguns ministros. Seria uma forma de demonstrar alguma solidariedade a Silveira.

Magda Mofatto é empresária bolsonarista e pertence à “bancada da bala”, defensora da pauta armamentista. Tem afinidade ideológica com Daniel Silveira. Foi uma das principais parlamentares a apoiar a campanha de Jair Bolsonaro em 2018. Naquele momento, era a deputada federal mais rica da Câmara, com patrimônio de R$ 21 milhões.

Sampaio disse ao GLOBO que foi surpreendido com a mudança do relator, concretizada no final da noite de ontem.

“Registro que minha surpresa decorreu, principalmente, pelo fato da minha indicação ter sido feita durante uma discussão do colégio de líderes, sendo que foi o próprio presidente Arthur Lira quem me ligou, perguntando se eu aceitava a escolha, ao que, prontamente, respondi que sim”, disse em nota.

O tucano frisa, porém, que a mudança é prerrogativa do presidente da Câmara e diz que não critica o fato de ter sido substituído.

“Em minhas entrevistas, logo após ter sido indicado como relator, deixei claro que o caso seria analisado com a ‘sensatez e equilíbrio’ necessários para uma questão dessa dimensão política e institucional. Não sei se isso preocupou algum partido ou parlamentar e quero crer que não.”

Entre parlamentares do Centrão, o argumento para justificar a substituição de Carlos Sampaio é o fato de ser do PSDB, partido que foi contra a eleição de Lira à presidência da Câmara. Nesta quinta-feira, o PL, mais próximo a Lira, articulou para ficar com a relatoria do caso.

Dessa forma, líderes do Centrão esperam ter controle sobre o conteúdo do relatório de Mofatto. Por se tratar de um caso delicado na relação com o Palácio do Planalto e com o Poder Judiciário, a ideia é evitar surpresas.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.