Ex-presidente do Senado comandará CCJ na Casa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito nesta quarta-feira, por aclamação, como o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O colegiado é o mais importante da Casa e foi disputado, nos bastidores, até o último minuto. Alcolumbre teve que negociar o controle da CCJ com o MDB, que insistia em se manter à frente da comissão. Nos últimos dois anos, a CCJ estava sob o controle da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Alcolumbre se reuniu ontem à noite, por exemplo, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os emedebistas Eduardo Braga (MDB-AM) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Um dos motivos da reunião é que setores do MDB ainda tentavam construir uma candidatura paralela para disputar a presidência da comissão no voto.

Ainda assim, Alcolumbre teve o apoio do PSD para ser conduzido como novo presidente do colegiado, o que foi crucial nas negociações. Por conta disso, o novo vice-presidente da CCJ será o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), fiel aliado de Alcolumbre.

Seis comissões permanentes definiram seus presidentes e vice-presidentes nesta terça-feira. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) escolheu a senadora Kátia Abreu (PP-TO) como presidente. A escolha do vice-presidente foi adiada.

O novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) é o senador Otto Alencar (PSD-BA). O vice é o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) escolheu como presidente, no biênio 2021-2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). A vice-presidência ficou com a senadora Leila Barros (PSB-DF).

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) terá como presidente o senador Humberto Costa (PT-PE) e como vice o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) elegeu o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) como presidente e a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) com vice-presidente.

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) escolheu o senador Reguffe (Podemos-DF) como presidente para o biênio 2021-2023. Para a vice-presidência, foi escolhido o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.