Técnica de enfermagem que fingiu aplicar vacina é afastada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Nunes / Agência O Globo

A secretaria municipal de saúde (SMS) decidiu afastar uma técnica de enfermagem após receber nova denúncia sobre irregularidade na aplicação de vacina contra a Covid-19. O caso ocorreu no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, no dia 27 de janeiro e foi revelado pela Rádio CBN nesta quinta-feira.

Em entrevista, a filha da idosa vacinada disse que filmou a aplicação e, ao rever a gravação, percebeu que a seringa estava vazia ou com uma quantidade mínima de líquido. Ela procurou a unidade de saúde e comunicou o que havia acontecido. Diante da dúvida levantada, a SMS anunciou que a idosa teve a dose reaplicada e abriu uma sindicância para apurar o ocorrido.

Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Civil confirmou que a técnica de enfermagem é investigada por suspeita de possível crime de peculato. Ela está prestando depoimento na 12ª DP (Copacabana), encarregada de apurar o caso.

Após uma plenária na Câmara Municipal do Rio nesta quinta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, falou rapidamente sobre o episódio, definindo-o como “caso de cadeia”, em que, se comprovado, deve ser punido.

— Isso tem que ser apurado. Se aconteceu é caso de cadeia, cana. É inconcebível — disse Paes pouco antes de deixar a Câmara do Rio.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse ter reforçado a orientação para que as equipes mostrem todo processo de aplicação da vacina para os usuários e que, em caso de dúvidas, as famílias devem solicitar esclarecimentos aos profissionais imediatamente.

A suposta aplicação de “vacinas de vento” — quando, apesar da perfuração da agulha, o paciente não recebe o líquido imunizante — é investigada em pelo menos mais três casos. Um ocorreu na capital Fluminense, outro em Petrópolis e um terceiro em Niterói. Neste último, a polícia indiciou por peculato e infração de medida sanitária uma técnica de enfermagem que não apertou o êmbolo da seringa ao atender um idoso de 90 anos, em um posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense.

Abaixo, a íntegra da nota da SMS do Rio sobre o caso:

“A Secetaria Municipal de Saúde (SMS) afastou a técnica de enfermagem que aplicou a vacina e abriu sindicância para apurar o ocorrido no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto. Diante da dúvida levantada, a paciente teve a vacina reaplicada, para garantir a imunização.

A SMS preza pela transparência e reforçou a orientação para as equipes mostrarem todo o processo de aplicação da vacina para os usuários. Fotos e vídeos do momento da aplicação estão liberados e são recomendados. Em caso de quaisquer dúvidas, as famílias devem solicitar esclarecimento aos profissionais imediatamente.

Todos os casos em que forem levantadas dúvidas sobre a aplicação da vacina serão devidamente apurados pela secretaria. Caso constatada qualquer inadequação, as medidas cabíveis serão tomadas”.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.