Vacina contra mutação do vírus vai demorar 9 meses

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: OLI SCARFF / AFP

A farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira que a adaptação de sua vacina contra a Covid-19, a Covishield, para as novas variantes do coronavírus pode demorar de seis a nove meses. A informação foi divulgada junto com seus resultados financeiros no ano de 2020. No último domingo, um estudo preliminar e sem revisão de que apontou uma eficácia reduzida do imunizante contra a variante sul-africana do coronavírus levou o governo da África do Sul a suspender seu uso.

A vacina já se mostrou eficiente contra a linhagem britânica do Sars-CoV-2, a B.1.1.7. Segundo a AstraZeneca, a Covishield poderá ser adaptada a partir da otimização da escala de produção atual e de dados de ensaios clínicos já existentes em parceria com a Universidade de Oxford (Reino Unido), que também desenvolveu o imunizante.

Na última quarta-feira, o governo sul-africano anunciou que cogita vender ou permutar centenas de milhares de doses da vacina. Em outro revés recente, a fórmula da AstraZeneca teve sua eficácia em idosos acima de 65 anos questionada por países da União Europeia (UE), como França e Alemanha). A reguladora do bloco europeu, no entanto, liberou o uso acima de 18 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também defendeu o uo da vacina em idosos.

Nesta quinta-feira, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, disse que a vacina da farmacêutica “não é perfeita”, mas terá um grande impacto na pandemia.

A vacina de duas doses é vista como uma opção estratégica para países mais pobres, incluindo os do continente africano, pelo custo reduzido do imunizante e a facilidade logística de armazenamento em comparação com outras concorrentes, como a Pfizer/BioNTech.

— Ela (a vacina) é perfeita? Não, não é perfeita, mas é ótima. Quem mais está produzindo 100 milhões de doses em fevereiro? — disse Soriot em uma teleconferência sobre a vacina. — Salvaremos milhares de vidas, e é por isso que vamos ao trabalho todos os dias.

A AstraZeneca disse que espera dados muito aguardados do teste norte-americano da vacina antes do final de março e que tem confiança de que o medicamento oferece uma proteção relativamente boa contra doenças graves e mortes causadas pela variante sul-africana. Os resultados decepcionantes teriam ocorrido em casos mais brandos.

— Dentro de um ano ou dois, olharemos para trás e todos perceberão que causamos um grande impacto — afirmou o CEO.

Soriot também anunciou que a AstraZeneca espera produzir mais de 100 milhões de doses da Covishield neste mês e elevar sua capacidade para mais de 200 milhões de doses por mês até abril.

O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Biofarmacêutica da companhia, Mene Pangalos, disse também nesta quinta-feira que a empresa espera os dados dos testes em estágio avançado de sua vacina nos Estados Unidos antes do final de março.

Uma leitura dos dados está somente “semanas distante”, disse ele em uma teleconferência depois da divulgação dos resultados da companhia em 2020.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.