Amigos de Lula gostam de seu discurso e inimigos não
Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou hoje pela primeira vez após a anulação das sentenças que o condenou nas investigações da Operação Lava Jato. Ele concedeu entrevista coletiva aos jornalistas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo, ao lado de aliados e correligionários do partido. O discurso gerou repercussão no meio político.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apontou o que, na visão dele, é a diferença entre Lula e o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).
Você não precisa gostar do Lula para entender a diferença dele para o Bolsonaro. Um tem visão de país; o outro só enxerga o próprio umbigo. Um defende a vacina, a ciência e o SUS; o outro defende a cloroquina e um tal de spray israelense.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) March 10, 2021
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) também ressaltou que os governos de Bolsonaro e Lula são “extremos opostos”. “Um trabalha pelo caos e nega a ciência. O outro defende a democracia, soberania e desenvolvimento”.
“AH MAS SÃO EXTREMISTAS O LULA BOLSONARO MIMIMI”
Um tem um governo genocida, trabalha pelo caos, nega a Ciência e polítucas sociais. O outro defende a democracia, programas sociais, a soberania, o desenvolvimento.
Sim, extremos opostos.
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) March 10, 2021
A deputada federal, Erika Kokay (PT), escreveu que “qualquer falsa simetria entre ambos é desonestidade intelectual e mau-caratismo”.
Lula é gigante, um verdadeiro estadista. Bolsonaro é um ser desprezível, uma aventura fascista.
Qualquer falsa simetria entre ambos é desonestidade intelectual e mau-caratismo!
— Erika Kokay (@erikakokay) March 10, 2021
O aliado, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que “não dá para comparar” o ex-presidente com o “incomparável”, sem citar nomes.
Escutar o presidente Lula é arretado. Faz a gente perceber que não dá pra comparar o incomparável como querem fazer por aí. #FalaLula
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 10, 2021
O ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) disse que “a unidade da esquerda é necessária contra Bolsonaro” para reconstruir o Brasil em 2022
A unidade da esquerda é necessária contra Bolsonaro. Agora, na luta para salvar vidas e combater a fome. Em 2022, para reconstruir o Brasil.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 10, 2021
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), agradeceu a citação de Lula ao trabalho do político no estado.
“O ex-presidente Lula falou de sonhos do futuro, legitimados pelas vitórias do passado. Delineou os principais eixos de um novo projeto nacional: combate à desigualdade; política externa independente; investimentos”
O ex-presidente Lula falou de sonhos do futuro, legitimados pelas vitórias do passado. Delineou os principais eixos de um novo projeto nacional: combate à desigualdade; política externa independente; investimentos. E agradeço pelas referências à nossa luta no Maranhão.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 10, 2021
Nas redes sociais, o discurso de Lula também virou meme entre apoiadores. Uma das montagens mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a frase “Lula ladrão roubou meu coração”
— Lucas Portal™ (@lucasportal) March 10, 2021
O deputado estadual Arthur do Val (Patriota-SP) classificou o discurso como “escárnio”. Ele afirmou que Lula “culpou a Lava Jato pelo desemprego como se o PT não causasse uma das maiores crises econômicas da nossa história”
O discurso do Lula foi um escárnio.
Culpou a Lava Jato pelo desemprego como se o PT não causasse uma das maiores crises econômicas da nossa história!
Ainda vem dizer que “não tem cabeça” pra decidir se disputa em 22 ou não.
Cada palavra dele foi um tapa na cara do brasileiro.
— Arthur do Val – Mamaefalei (@arthurmoledoval) March 10, 2021
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou que o discurso de hoje foi “pura demagogia recheada de vitimização com papo furado de ‘conspiração política ideológica”
Dá até agonia ver Lula, ex-presidiário e agora ex-condenado começar na maior cara de pau a campanha de 2022. Na coletiva de hj, pura demagogia recheada de vitimização com papo furado de “conspiração política ideológica”. Continuo com a máxima: Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) March 10, 2021
O ex-candidato à Presidência da República, João Amoêdo (Novo), disse que “Lula teve as condenações anuladas, mas os crimes foram cometidos”
Não vamos nos esquecer:
-Lula teve as condenações anuladas, mas os crimes foram cometidos.
-Bolsonaro continua a praticar crimes de responsabilidade.Chega de populismo.
— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) March 10, 2021
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.