Após a marca de 3 mil mortes por dia, o céu é o limite no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AP Photo/ A. Penner

O cenário da pandemia de covid-19 no Brasil vai mudar rapidamente —e para pior. Não há previsão de retorno ao que era a vida antes da descoberta do novo coronavírus. É o que explica o médico e neurocientista Miguel Nicolelis no episódio #78 do Baixo Clero, o podcast de política do UOL. Junto dos colunistas Diogo Schelp e Maria Carolina Trevisan e da apresentadora Carla Bigatto, o especialista apresentou um cenário pessimista, apesar de já contarmos com uma média móvel de mais de 2.000 óbitos por dia.

“Nós vamos passar 3.000 que nem um foguete. Onde vai parar se nada for feito? Hoje, com todas as pessoas do Brasil com que conversei, ninguém tem ideia”, analisa Nicolelis (ver a partir de 5:10 no vídeo acima).

Há colapso nos sistemas de saúde em todas as regiões do país, com São Paulo, por exemplo, tendo fila superior a 400 pacientes à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Depois de ser questionado pela jornalista Maria Carolina Trevisan se há alguma medida que evite tal catástrofe, o médico explicou ser difícil. “É mais provável termos outros colapsos antes disso.”

Redação com Uol